Oss!
Continuando o tema defesas do centro do corpo tema este muito importante, apresento aos amigos estudantes de Karate-Do Shotokan Ryu, um segundo vídeo sobre tal assunto. O Karate-Do tem como preocupação a defesa pessoal de maneira simples e eficiente. Por conta disso inclusive vale ressaltar que quando entramos em aspectos mais complexos da arte usando defesas, ataques e movimentações mais rebuscadas como inclusive em alguns outros vídeos meus, estamos usando os movimentos puramente dessa arte e não necessariamente importando de outras, não só não estamos nós do Karate-Do descaracterizando a arte por fazermos movimentos aparentemente diferentes, como também não estamos quebrando a essência da mesma de maneira objetiva anulando assim a ideia do kime.
Sendo assim ao verem mestres avançados e experientes de Karate-Do como os mais antigos da JKA em vídeos do passado, pois alguns deles já até faleceram, os amigos veem uma gama de técnicas as quais muitas vezes mesmo sendo as mesmas técnicas que todos eles conheciam entre si por estudarem o mesmo estilo e arte, percebemos a interpretação das mesmas técnicas segundo suas predileções e tendências.
Shihan Tetsuhiko Asai por exemplo era como um gato lutando e saltando fluindo com o Karate-Do e colocando sua visão da arte. Shihan Hirokazu Kanazawa era sábio, ágil e também um gato em termos de rapidez em características técnicas quando lutava. Shihan Mikio Yahara também era e ainda é mesmo com idade avançada, muito rápido e quando jovem era uma fera. Por isso a forma variada como a técnica se apresenta desde nas mãos de simples praticantes desta arte como eu, vocês caros amigos que me acompanham e até dos grandes mestres, não deixa de ser puramente a expressão do que seja o Karate-Do.
Então que fique claro aos amigos a dimensão gigantesca que esta arte alcança. Jamais os movimentos contínuos, ou seja sequências variadas, necessariamente anulam o kime do primeiro golpe que é o que nós do Karate-Do buscamos. Devemos ao menos creio eu, estarmos atentos ao repertório técnico que a arte nos oferece para que caso não derrubemos nosso adversário com o primeiro golpe como o desejado, tenhamos uma sequência pronta como sempre tento mostrar.
Neste vídeo transito no tema das defesas centrais novamente, pois o Karate-Do também nos ensina esse aspecto. Dentro dos três aspectos dos diversos tipos de kumite, temos três tipos diferentes de lutar, ou seja, Go no sen, Tai no sen e Sen no sen. E dentro disso encontraremos sempre a preocupação com a defesa rápida e eficiente. Desde a ideia de defender e bater, defender e bater ao mesmo tempo, ou nos anteciparmos ao ataque do adversário interceptando ele no caminho não o deixando agir e atacando primeiro. Dentro deste quadro, sempre haverá o cuidado da defesa segura.
No vídeo exponho exercícios simples com movimentos da nossa arte conhecidos por todos como ataques, defesas e contra ataques como:
Jodan age-uke (ague), tate shuto-uke, gedan barai(guedan barai) ,contra ataques com giaku tsuki(guiaku zuki) usando também kizami tsuki(zuki), aplicação de ura-ken, mae-geri(gueri), Yoko-empi(hiji), haito, oi tsuki(zuki) e há a aplicação da defesa juji-uke, uchi-uke , soto ude-uke e te-nagashi-uke tudo isso saindo de shizen-tai hachinoji-dachi e recuando em zenkutsu-dachi.
Espero que este segundo vídeo que aborda este tema das defesas centrais, seja de bom proveito para os amigos que acompanham o meu trabalho de divulgação do Karate-Do e o blog do Programa Karate-Do.
Oss!
Sensei Allan Franklin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário