A força do Karate-Do Shotokan Ryu



          Oss!


     É notória a força do Karate-Do Shotokan Ryu como arte marcial tecnicamente falando e filosoficamente. É perceptível também a força que essa arte marcial e estilo de Karate, possui no Brasil. Temos diversos mestres desse estilo e  de outros estilos de Karate no Brasil e sejam eles japoneses ou brasileiros, em termos de Karate-Do, nunca tivemos desamparados.

     Obviamente de estado para estado, existem determinados estilos que imperam mais em quantidades do que outros, quero dizer, no Rio de Janeiro por exemplo, o Shotokan Ryu é mais presente em número de escolas e Dojos. O Goju Ryu por exemplo na cidade do Rio de Janeiro impera mais a linhagem Seigokan de Goju Ryu e não  I.K.G.A. Existem poucas escolas de Shito Ryu ou Shorin Ryu por exemplo.

     Tudo isso é detalhe, pois no final, todos nós do ambiente do Karate-Do temos acesso quando queremos a todos os estilos e mestres de estilos de Karate. É sempre importante a observação nos outros estilos para que possamos entender melhor as raízes, possibilidades e potencial do Karate-Do Shotokan Ryu o qual estudamos.

      Temos visto diversos mestres de Karate-Do Shotokan Ryu que fizeram a história dessa arte marcial no Rio de Janeiro e Brasil, se reunindo em nome dessa arte marcial. Acredito que a reunião dessas lendas vivas da nossa arte marcial, venha a dar frutos prósperos para todos nós. E quando falo todos nós, falo devido ao fato de perceber que todos ganharão com isso, ou seja desde os que seguem a vida estudando e treinando essa arte marcial como tal, como aqueles que o veem como um esporte competitivo.

      Temos a Associação Ronin de Karate-Do Antigo liderada pelos mestres o Kyoshi Carlos Alberto Henrique de Melo o "Kung" Shihan Mauro Gomes o "Dragão" e pelo Shihan Pedro Soares o "Diabinho" todos alunos e discípulos do falecido Kyoshi Benedito Nelson o "Mão de Ferro".

       Essa associação vem desenvolvendo um belo trabalho de resgate do espírito marcial do Karate-Do Shotokan Ryu o qual esses mestres estudaram e aprenderam com o Kyoshi Benedito Nelson que teve a oportunidade de estudar e aprender com o saudoso também mestre Juiti Sagara em São Paulo. O Kyoshi Benedito Nelson também foi a JKA nos tempos ainda de tantos grandes mestres daquela geração da Associação Japonesa de Karate lideradas na época pelo mestre Masatoshi Nakayama.

O atual Kyoshi Kung quando ainda apenas um Sensei ,mas discípulo do Kyoshi Benedito, teve a oportunidade de ser levado por ele para treinar com mestres como Juiti Sagara, Taketo Okuda etc. Sem contar com a maravilhosa oportunidade que o Kyoshi Benedito deu ao seu discípulo o Kyoshi Kung, de estudar particularmente aqui no Brasil por um mês com o Kancho Hirokazu Kanazawa quando o mesmo veio dar seu primeiro curso no Brasil.

      Enquanto isso acontecem maravilhosos encontros de grandes mestres de Karate-Do Shotokan Ryu como aconteceu a poucos dias um encontro com os mestres Sohaku Bastos(presidente da ICBJ Instituto Cultural Brasil Japão e Cônsul do Siri Lanka), Gessé Cintra(presidente da Yudansha Brasil), o diretor técino também da Yudansha Brasil Marcos Siqueira, o presidente da CBK Luiz Carlos, o grande mestre Ugo Arrigone presidente da CBKT, o vice presidente da CBKTE e  presidente da FCKI José Luiz, o Cônsul do Japão e  tantos outros. Eles tem lutado de maneira séria para o fortalecimento do Karate-Do no Rio de Janeiro. O Shihan Sohaku Bastos que também teve a oportunidade de estudar Karate-Do com grandes mestres no Brasil, Japão e Okinawa tem liderado e organizado esses encontros.

      Lembro dos dias que comecei a escrever e falar do Karate-Do Shotokan Ryu ainda nos tempos do Orkut e naqueles dias podíamos perceber páginas, sites etc. sobre o Karate-Do, mas não havia nenhum movimento desses grandes mestres que tocavam suas respectivas vidas. Mas hoje na era Facebook, a história é outra, pois vejo e percebo pessoas as quais tive a honra de conhecer pela internet e alguns pessoalmente, se movendo a favor do Karate-Do e para que ele não morra ou enfraqueça.

    Torço para todos esses heróis dessa arte maravilhosa a qual o meu querido mestre o Kyoshi Kung me ensinou o pouco que sei dela para muitos e o muito que sei dela para alguns que nada sabem desta arte marcial.

    Percebo um crescente em nome dessa arte marcial e acredito no mesmo que acreditava já no passado, ou seja, se cada um de nós soldados rasos do Karate-Do fizermos a nossa parte, somando com esses gigantes do Karate-Do na cidade do Rio de Janeiro, teremos um grande futuro e essa arte marcial não morrerá e não ficará para posteridade como mais um esporte.

    O meu muito obrigado a todos os grandes mestres de Karate-Do do Rio de Janeiro e Brasil, pois juntos chegaremos longe! Juntos todos nós faremos o Karate-Do Shotokan Ryu viver seus dias de glória novamente.

    Oss!!!

    Sensei Allan Franklin

   



  
Mestres de Karate-Do reunidos em nome da arte marcial.




3 comentários:

Filhos do Dragão Karate Do disse...

Osu!!!
Boa noite sempre, muito bom o texto, espero que os nossos mestres não parem no tempo e aceitem uma nova visão de um karatê que se modernizar e que está modernização não se sobreponha ao karate.

Seigokan Kyokai disse...

Este informativo sem dúvidas é muito importante para interagirmos, aprender mais sobre detalhes tão importantes da história do Karatedo!

Seigokan Kyokai disse...

Este informativo sem dúvidas é muito importante para interagirmos, aprender mais sobre detalhes tão importantes da história do Karatedo!

Postar um comentário