Não há verdade absoluta no Karate-Do.



    
       Oss!


Estudando como sempre o Karate-Do não só dentro do Karate-Gi(kimono), lendo aqui e ali, descobri um mestre antigo de Karate-Do Shotokan Ryu que foi discípulo de Gichin Funakoshi Shihan e posteriormente de Masatoshi Nakayama Shihan.

O Shihan Sakae Ibusuki deu uma entrevista extremamente interessante e separei esse trecho para que possa reforçar para os estudantes de Karate-Do Shotokan Ryu, o que ensino via internet no Programa Karate-Do sobre os katas.

Essa entrevista também serve para tirar a venda dos olhos daqueles que crêem que o Karate-Do tem uma forma definida e que aqueles que aparentemente saem do óbvio dentro da prática do Karate-Do Shotokan Ryu, seja um picareta ou mesmo não esteja dentro do contexto do Karate-Do Shotokan Ryu originalmente.

Comumente faço demonstrações da movimentação das técnicas existentes nos katas que por sua vez apresentam uma forma dentro do Karate-Do Shotokan Ryu fluida e livre de percepções visuais óbvias dos outros.

Se isso já causa estranheza em alguns por acharem que mais aproximo o Karate-Do Shotokan Ryu do Karate praticado em Okinawa e até mesmo sobre alguns aspectos do Kung Fu, que dirá se eu tocar publicamente mais explicitamente no assunto das interpretações das técnicas dos katas, ou seja, no assunto Bunkai!

Se eu ou qualquer simples faixa preta como eu tocasse nesses pontos, logo seríamos vistos como inventores e picaretas, mas quando vem de algum mestre japonês fica tudo certo.
Não há como definir o Karate-Do Shotokan Ryu como algo engessado, fixo e único ao modo do agrado de respectivos mestres, mas sim devemos entender que o Karate-Do atende a diversidade existente no mundo e por isso, não cabe a nenhum mestre dizer que esta ou aquela interpretação dos katas e movimentações em ação, sejam invenções inúteis ou que sejam a descaracterização da arte.
Não deixemos o Karate-Do Shotokan Ryu virar uma coisa com formato único como uma religião, pois os estilos são levados geralmente como religiões e carregam milhões de fanáticos em metodologias fixas e o Karate-Do Shotokan Ryu pelo exemplo de centenas de mestres japoneses ou não, já se mostrou fluído e não uma arte marcial com uma forma fixa.

Uma coisa são os seus fundamentos que o fazem ser o Karate-Do Shotokan Ryu, ou seja como sempre falo, kime, quadril, execução correta das técnicas, interpretação e entendimento sobre os katas etc. Outra coisa bem diferente é descaracterizar a essência da arte.
Vejam essa pergunta do entrevistador ao mestre Sakae Ibusuki e sua resposta a respeito do Bunkai dos katas:

Yuko Kallender-Umezu:

As aplicações dos Kata nos últimos anos, particularmente em todo o Ocidente, aumentou em popularidade e importância. Você acha que a aplicação do kata deve ser uma parte central do treinamento de karatê?

Shihan Sakae Ibusuki:

É um fato que diferentes Sensei têm diferentes explicações sobre as aplicações e os significados de diferentes Kata. No entanto, acredito que o ensino da aplicação é muito importante. Há muitas maneiras de entender e digerir os Kata e há muitas maneiras e métodos para ensinar. Eu acho que essa amplitude é uma coisa boa. Não há ninguém que possa dizer " este é bunkai definitivo desta Kata '' . Existem muitas abordagens e compreensões, e esta é a coisa maravilhosa sobre kata- não há uma resposta definitiva. As aplicações dos Katas podem ser tomadas apenas para treinamento de habilidades de combate e os Katas pode ser usados para enfatizar o treinamento espiritual, mas o ponto é que o Katas contém a essência do Karate neles e cabe aos professores e os alunos descobrirem aprenderem e refinarem a essência de se desenvolver.

Em certo sentido, eu acredito que as aplicações dos Katas devem ser um pouco como cozinhar a partir de matérias-primas. Agora comida japonesa é diferente da comida britânica, mas comida japonesa cozida no Reino Unido muitas vezes é sutilmente diferente da comida japonesa cozida em, digamos, Tóquio. O Japão tem a sua própria maneira de tomar a culinária estrangeira e sutilmente adequando-o aos nossos gostos. Então, no Japão você nunca serviria um abacate e sushi, e você não vai encontrar curry  japonês leve e doce na Índia. Agora, se você é intolerante você pode dizer que tudo isso é errado e há apenas uma maneira de fazer uma coisa. Mas os Katas estão para si mesmos. Basicamente como você ensina as aplicações é que você pode ser livre para pensar o que quiser.
Espero que as explicações do mestre tenham sido claras e tirem a venda dos olhos de muitos sobre o nosso amado Karate-Do Shotokan Ryu.

No Programa Karate-Do da semana de hoje apresentaremos uma sequência de aula do mestre Sakae.

Oss!

Sensei Allan Franklin

       

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