Oss!
A evolução do Karate desde os tempos de Okinawa é uma constante. Alguns aspectos de fato não foram evoluções se comparado ao Karate que é praticado em Okinawa até os dias de hoje, pois o Karate esportivo como é levado na atualidade, não tem mostrado a força da arte a rigor, mas realmente tecnicamente falando, o Karate-Do Shotokan Ryu quando aqui chegou nas mãos dos primeiros mestres japoneses vindo do próprio Japão, era um Karate forte e objetivo.
Falarmos do Karate desde que saiu de Okinawa nas mãos do mestre Gichin Funakoshi e seu aprimoramento no Japão e nascimento do Karate-Do com a mudança no seu significado e com a introdução do 'Do" e posteriormente batizado de Shotokan, podemos ver e perceber muitas evoluções nítidas e não poderíamos deixar de fora o mestre Yoshitaka Funakoshi, filho do mestre Gichin Funakoshi e um dos maiores responsáveis lado a lado com Gichin Funakoshi por todas as evoluções desta arte.
Mas ao mesmo tempo na atualidade devido ao foco no esporte, muita perda do interesse pelas buscas pelo entendimento e compreensão das aplicações das diversas técnicas dos katas tem sido uma constante. Gigo Funakoshi como também era conhecido Yoshitaka, era um amante da ideia da evolução na arte do pai e com isso era aberto ao estudo na busca de tal evolução.
A Gigo podemos atribuir a introdução da ênfase no giro do quadril, os chutes em todas as alturas e não só baixos assim como a introdução de novos chutes como Yoko geri keage, Yoko geri kekomi, Mawashi geri, Ushiro geri e tantas técnicas como a ênfase em treinos de oi tsuki(zuki) gyaku tsuki(zuki) etc. Gigo também era um adepto do treinamento e estudo no Makiwara e era o único que acompanhava o pai no equipamento.
Esse vídeo é uma homenagem ao iluminado do Karate-Do Gichin Funakoshi e ao gênio do Karate-Do, seu filho Yoshitaka Funakoshi.
Sensei Allan Franklin
Oss!
Gostou dessa matéria ? Veja também :
Mantendo o espírito do Karate-Do
O que é ser como água ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário