Oss!
O Programa Karate-Do desta semana trás uma reflexão a respeito da profundidade da técnica, treinamentos e filosofia desta arte marcial. Acredito que esta arte marcial alcança muito além dos aspectos físicos. Assim como creio que além disso, vá muito além dos aspectos esportivos que devem ser valorizados e incentivados sim, mas com a consciência da necessidade da prática e divulgação do Karate-Do como arte marcial lado a lado com o desenvolvimento e divulgação do esportivo.
O programa trás também nesse processo de busca nas raízes da arte, um panorama para que aqueles que acompanham o Programa Karate-Do percebam o quanto o Karate-Do Shotokan Ryu é mais um estilo em essência e qualidade técnica lado a lado com os estilos estudados em Okinawa cabendo apenas aos praticantes de Shotokan Ryu, escolherem que ritmo e direcionamento querem dar ao seu treinamento. Se escolherem o esportivo será de um jeito, mas se escolherem o marcial, será do jeito que o programa mostra.
E o programa não podia deixar de trazer nesse giro que dá nos treinamentos feitos em escolas de Uechi Ryu em Okinawa, também uma demonstração do quão o Kung Fu é o pai do Karate tendo ele as mesmas técnicas que temos no Karate-Do Shotokan Ryu. No caso do vídeo o mestre é do estilo Hung Gar de Kung Fu.
Um lamentável erro acontece quando comparam geralmente o Karate treinado em Okinawa com o Shotokan, é o fato de não considerarem que a maioria dos vídeos que expõe os estilos praticados e ensinados em Okinawa, mostram mais o Goju Ryu e Uechi Ryu principalmente. E deve se entender que apesar de possuírem praticamente as mesmas técnicas que o Shotokan Ryu possui, eles tem todo uma metodologia e execução dos movimentos distintos da do Shotokan Ryu em virtude de terem muito mais influências dos estilos do sul da china com chutes baixos e bases curtas do que o Karate-Do Shotokan Ryu. Mas isso não significa que em essência, o Karate-Do Shotokan Ryu seja totalmente diferente do Karate praticado na ilha.
Se os amigos observarem no vídeo que já mostramos em outra edição do programa o treinamento e visita do Shihan Tatsuya Naka em Dojos de Okinawa, podem perceber que as diferenças entre o Shotokan Ryu e Shorin Ryu que é outro estilo muito ensinado por lá e é o pai do Shotokan Ryu, são simbólicas do tipo algumas aplicações diferentes em katas que seriam os mesmos nos dois estilos, mas com nomes diferentes e bases mais curtas em um e bases mais longas no outro. Em essência, um estilo de Karate se difere do outro apenas segundo as preferências de cada mestre fundador de tal escola.
Desejo a todos uma boa semana e que o programa traga mais reflexões e crescimento no estudos de Karate-Do Shotokan Ryu.
Oss!
Sensei Allan Franklin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário