Oss!
No Karate-Do Shotokan Ryu assim como em todos os outros estilos de Karate, os katas são a alma fundamental e instrumento de avanço do indivíduo no caminho da compreensão do que seja a arte do Karate-Do. Não há avanço algum sem a compreensão da argumentação técnica desta arte marcial que por sua vez se faz diferente de muitas outras artes marciais por nos proporcionar um panorama de defesas e ataques muito completos quando bem entendidos. Muitas vezes as técnicas as quais vemos em outras artes marciais e estilos estão ali nos 26 katas Shotokan Ryu.
Penso que não passe de pura limitação mental pensar que só em determinado estilo tenha essa ou aquela técnica e que só ali tais técnicas sejam encontradas, pois a rigor se formos reparar, dentro dos 26 katas reunidos no estilo Shotokan, existem todas as mesmas técnicas executadas de maneira distinta, mas em si, as mesmas técnicas que nos outros estilos de Karate e como sempre digo, encontramos até mesmo as raízes chinesas nele.
Acredito que conhecer seja necessário, mas não necessariamente praticar formalmente vários estilos de Karate, pois em realidade o que usamos numa luta real são golpes diretos, objetivos e rápidos, sejam eles de longa, média ou curta distância. E por mais detalhes e técnicas mais elaboradas que os outros estilos apresentem, o Shotokan Ryu lida com a praticidade e forma direta a qual uma luta real pede e nos oferece um senso real de autodefesa. Se você tem um professor que lhe oferece um único estilo, mas bem ensinado e apresentado, você tem toda a oportunidade de estar seguro com sua arte marcial, mas se este professor lhe oferece junto a este único estilo de Karate um panorama dos outros estilos, sua visão se amplia e a força do seu estilo também.
De mestre para mestre, de escola para escola, os mestres ensinam os mesmos katas, mas com alguns detalhes segundo suas interpretações pessoais. Isso percebemos em Hirokazu Kanazawa, Tetsuhiko Asai, Mikio Yahara, Masahiko Tanaka etc. cada um possui um modo de praticar os mesmos katas. Mas os detalhes geralmente são um pouco mais acentuados de associação para associação no Japão.
Gostaria de lembrar que desde que os fundamentos dos katas estejam sendo executados a rigor sem descaracterização da essência, dificilmente poderemos apontar o dedo e dizer que aquele que apresenta o kata está executando errado. Isso já deu muito problema no passado em exames, pois as vezes a banca era formada por profissionais ligados a JKA e o candidato era ligado a SKIF. Daí se faz necessário que tenhamos conhecimento de várias escolas sérias para que não possamos prejudicar ou ofender ninguém que esteja executando um kata diferente da forma que aprendemos.
Certa vez o meu sábio Shihan Kung me disse que o seu Shihan o saudoso Kyoshi Benedito Nelson "Mão de Ferro", lhe disse para que ele mesmo jamais corrigisse o kata de alguém ou advertisse que o kata estivesse sendo feito de maneira errada, mas sim que dissesse a pessoa que aprendeu de forma diferente e que deveria mostrar sua forma.
Agindo assim, ainda que tenhamos a certeza de que a pessoa erra em algum detalhe, estaremos agindo segundo o Budo com a ética, educação e cortesia do guerreiro sem magoar o outro. Se não vivemos para servir, não servimos para viver! Para que ostentar e humilhar aquele que erra? O que sabemos ser certo é que ninguém é melhor que ninguém em si e assim não é diferente em relação ao Karate-Do que não permite a quase nenhum de nós o entender por completo.
Nesta matéria apresento os cinco katas básicos do Karate-Do Shotokan Ryu e divido esse estudo com os amigos com o coração aberto nesse estudo de aperfeiçoamento da prática do que seja a alma desta arte marcial que são seus katas. Os cinco katas são os pilares desta arte estruturada inicialmente segundo os conhecimentos que o Shihan Gichin Funakoshi trouxe de Okinawa para o Japão e lá o seu Filho Yoshitaka ou Gigo Funakoshi elaborou juntamente com outros estudantes deste estilo alunos dele e do seu pai, os katas que conhecemos hoje.
Vale lembrar que já não é de hoje que muitos defendem o que seja ou não o autêntico Karate-Do Shotokan tradicional de Gichin Funakoshi, mas vale lembrar que se repararmos em antigos vídeos o mestre Funakoshi executando os mesmos katas que estudamos hoje, vemos que o que ele executava era bem mais próximo em termos de bases, do Shorin Ryu ou Shuri-Te do que o Shotokan que seu filho e alunos praticavam e que por sua vez chegou aos dias de hoje.
Por isso mesmo devemos ter em mente que Gichin Funakoshi Shihan foi o pioneiro na levada dessa arte para o Japão, mas que seu filho Yoshitaka Funakoshi, deve ser tão lembrado quanto ele na estruturação desta arte que nos serve hoje em dia e já serviu a tantas gerações como um caminho de vida. Assim como também o grande mestre Anko Itosu deve ser lembrado como a fortaleza desta arte, pois o mesmo deu ao mestre Gichin Funakoshi toda a bagagem que possibilitou a arte se firmar no Japão entre tantos estilos de Ju Jutsu mesmo o próprio mestre Gichin Funakoshi não tendo sido o seu melhor aluno e um excepcional Karateca.
Nenhum dos estilos de Ju Jutsu no Japão era tão focado em atemi-waza e tinha como característica golpes tão fortes e focados como os golpes da arte marcial que Funakoshi Shihan trazia de Okinawa. Por isso mesmo que até mesmo o experiente mestre de Ju Jutsu Jigoro Kano pai do admirável moderno estilo de Ju Jutsu que nascia no início do século XX o Judo, fez questão de ajudar o nosso Shihan Gichin Funakoshi na divulgação e ensino do Karate que vinha com ele de Okinawa.
Por isso providenciou que desse aulas de Karate dentro da própria Kodokan. Há até uma história que diz que Jigoro Kano e Gichin Funakoshi numa conversa teriam feito um treino amistoso a nível de conhecimento mútuo de suas artes e diz se que Jigoro Kano ficou muito impressionado com o Karate de Funakoshi, pois não teria conseguido o derrubar. Também sabe se que ele enviou alguns dos seus alunos para terem aulas de Karate com Gichin Funakoshi.
Além de nos katas Shotokan existirem obviamente os atemi-waza, existem muitas técnicas de nage-waza também. O que difere os estilos que possuem katas, katis ou formas para as artes de agarre é que em sua maioria das vezes, essas artes não possuem katas ou formas, salvo o Judo que possui katas, mas mesmo assim não são tão enigmáticos para os leigos quanto os katas do Karate.
Que esta série de vídeos sejam mais um auxílio para aqueles que ainda menos estudos que eu possua.
Oss!
Sensei Allan ranklin.
Heian Shodan
Heian Nidan
Heian Sandan
Heian Yondan
Heian Godan
Nenhum comentário:
Postar um comentário