Karate Kid, o que realmente havia por trás?


                   


    

        Oss!

        Quem viveu a década de oitenta lembra muito bem de ter visto bastante filmes de artes marciais dentro dos moldes da concepção americana. Com isso tínhamos um cardápio de filmes toscos e outros interessantes. Mas penso que nenhum deles tenha tocado em pontos interessantes os quais hoje não vejo muito investimento na busca e muito menos por uma divulgação como o filme Karate Kid.

        Hoje jamais dentro desse atual contexto lamentável e totalmente comercial onde as arte marciais são vendidas como algo para os fortes, vaidosos e extrovertidos, nasceria um enredo como o do filme Karate Kid. Por isso mesmo acredito que já foi um milagre uma versão moderna ainda que voltada para o Kung Fu, mas com o título Karate Kid.

        Hoje os moldes do Dojo Cobrakai que nada mais era do que o Dojo dos vilões do filme, é justamente com o que muitos se identificam. E o que seria mais Cobrakai Dojo do que o próprio MMA onde você deve mostrar que é forte, invencível e onde a vaidade rola solta?
É claro que muitos não concordarão com esse pensamento, mas digo que o MMA e a ideia original do UFC, não tem a ver com a harmonia pregada e ensinada pelas artes marciais.

        Quer dizer que o pensamento é: Eu pratico uma arte marcial que me trás bem estar, saúde, harmonia em sociedade, um caminho para educação etc. mas essa arte que pratico deve ser exaltada como a melhor de todas? Isso é correto? Que harmonia em sociedade seria essa de não suportar coexistir de igual para igual com outras artes marciais, mas sim só sendo feliz e estando satisfeito se a minha arte marcial for exaltada pelo mundo inteiro como a melhor e que todos pensem que as outras não devem ser praticadas porque são inferiores?

        Não há lógica séria e calcada em seriedade ou mesmo que obtenha estrutura forte realmente nesse tosco pensamento que contradiz o espírito das artes marciais nos discursos desses que acreditam que as artes marciais devam se enfrentar entre si, para provarem ser a melhor arte. Isso em realidade é uma desculpa para os vaidosos se imporem na vida!  Sem contar que sempre há ganância e busca por dinheiro, fama e muito reconhecimento por parte desses!

       Conversando com o querido amigo Sensei  Germiro Tissi de Curitiba, ele se queixava como todo grande guerreiro veterano do Karate-Do tradicional, sobre  a atual forma como o Karate é levado nos dias de hoje, ou seja, apenas com o foco esportivo direcionado para o Karate nas olimpíadas sem manter vivo a busca pelo aspecto marcial da coisa. Chegou a dizer que se piorasse o cenário do Karate-Do, ele migraria para outros estilos de artes marciais que ainda levam a essência a sério! Então eu disse  a ele que lembrasse do filme Karate Kid e a mensagem ali passada.

        Muitos podem ao ler o título desse texto virar a cara e pensar: "Eu não acredito que o Sensei Allan Franklin vai falar desse filme escroto que acabou com a fama séria do Karate!" Sim, já li isso por aí lamentavelmente! Quero dizer, já li uma lamentável opinião que este filme acabou com a boa fama séria do Karate, mas infelizmente aquele que assim vê a coisa, no fundo teme ser ridicularizado pelos praticantes de outras artes marciais  por ter sido um filme que tratava da essência da arte e não necessariamente da técnica.

        O filme Karate Kid mostrava um rapaz que passava pelo que sempre existiu, mas que hoje conhecemos como Bulliyng e mostrava um senhor nipônico que era o zelador do condomínio para onde o rapaz se mudou e foi morar , que o ajudava a se livrar dos seus agressores praticantes de Karate o ensinando também Karate.
        Tal zelador era um autêntico okinawano que havia aprendido em Okinawa com seu pai Karate e não vivia do Karate, mas sim vivia o Karate. Por ouro lado o Dojo Cobrakai era liderado por um Sensei ex combatente  americano da guerra do Viatnan. Tal homem ensinava aos seus alunos que eles não deveriam ter piedade dos adversários, pois a mesma era para os fracos.

        Para mim o mais interessante de todo aquele contexto era que esse filme mostrava que aquele cara que vivia do Karate e formava opiniões e profissionais dessa arte, era limitado e não conhecia a essência do que praticava, pois por mais que tivesse aprendido para usar na guerra do Viatnan na luta corpo a corpo, se deparou com um mestre de Karate vindo da terra natal desta arte, mas que vivia a essência da arte no dia a dia de sua tranquila e pacata vida, sem necessariamente ter passado a vida toda lutando, competindo ou qualquer coisa do gênero, mas no final era um verdadeiro Shihan de Karate sendo filho de um mestre de Karate que nada mais era do que mais um pescador de uma vila de pescadores em Okinawa.

        Portanto, o velho senhor Miyagi não aparecia, não entendia de campeonatos e suas regras, não tinha vaidade e não tinha pretensão alguma de verter o Karate numa arte de competição como os velhos mestres da realidade de Okianwa pensavam. O filme também mostrava a realidade da busca das técnicas nos katas do Karate e mostrava que a essência da arte era vivida no dia a dia, mas que em últimas circunstâncias quando fosse necessário usar a arte para se defender, ele mostrava que os katas possuíam aplicação real. Tanto era assim que os rapazes do Dojo Cobrakai não conheciam o movimento do Grou que muitos acham inclusive que foi inventado para o filme, mas que existe, quero dizer, o famoso movimento do kata Nipaipo do estilo Shito Ryu .
 
      Quando o senhor Miyagi mandou o rapaz pintar a cerca e lixar o assoalho, estava ensinando os movimentos do Kata Sanchin existente no Goju Ryu e também Shito Ryu. Sim! Também existem tais movimentos!
Embora o filme focasse numa homenagem ao mestre e fundador do Karate Goju Ryu o Chojum Miyagi por um dos produtores ser praticante deste estilo, ele foi estrelado e coreografado por um dos maiores mestres de Karate Shito Ryu dos E.U.A. falo do mestre Fumio Demura, praticamente um dos introdutores desse estilo de Karate neste país.

       Quando o mestre Miyagi mostra ao rapaz que ele está aprendendo Karate todos os dias em que tem ido a sua casa limpar carros, pintar cercas ou lixar o assoalho, ele mostra o quanto ele testou a paciência do rapaz mostrando que o Karate está em tudo e todos os movimentos na vida. Assim também como mostrou que aquilo era uma prévia do que seria a continuidade da aprendizagem desta arte marcial.
       Não tem como não admirar a essência deste filme, pois nos dias atuais dificilmente veremos tema igual. Mas devemos lembrar que o Karate deve ser focado na realidade do combate e aprendermos os Katas e não aprendermos as aplicações dos mesmos, é justamente o que leva a ignorância dentro da arte e principalmente a limitação da mesma fazendo com que o Karate seja entendido apenas como uma arte de movimentos dinâmicos de entradas e saídas do adversário e como se só existissem os movimentos óbvios de luta que todos treinam para irem comperir.

         Quando o senhor Miyagi lutava no filme, Fumio Demura Shihan mostrava as aplicações dos katas nas lutas mostrando assim que o que fazia do senhor Miyagi um mestre de Karate independente de não ir, não conhecer ou não frequentar competições, era o fato dele beber na fonte dos katas. E um dos pontos fundamentais mostrados no filme e quem tem olhos de ver enxerga, é que este filme mostrava justamente o que eu quis dizer para o Sensei Germiro Tissi no resumo de nossa conversa exemplificando este filme, ou seja, que por mais que o Karate seja comercializado e perca sua essência, ele sempre vai existir enquanto existirem os verdadeiros senhores Miyagi da vida real como meu Shihan Kung e outros mestres e professores como Gessé Cintra, Bruno Sabino Bighi, Ricardo Aquino Amaro, Shihan Sohaku Bastos,  e tantos outros grandes guerreiros desta arte marcial.

       Por isso amigos, reflitam a fundo as mensagens passadas nesse filme adolescente dos anos oitenta e vejam que não tem Operação Dragão, O grande Dragão Branco, Kickboxer etc. que tenha deixado tamanha mensagem sobre a essência de uma arte marcial. E com isso não pode ser esquecido.
       O foco daquele filme segundo seus produtores no making off, não eram sequências tecnicamente ricas ou mesmo chamar um rapaz que já tivesse praticado Karate, mas sim mostrar a essência da arte a cima de tudo. Pensemos que a arte do Karate seja o estilo que for dessa arte, sempre sobreviverá enquanto em cada quaintal, garagem, terreno, casa ou apartamento, existir alguém treinando a arte marcial de Okinawa.
 
      Uma boa semana para todos!

      Oss!

      Sensei Allan Franklin

No Bukaikan Dojo do Kyoshi Kung, temos a oportunidade de estudarmos alguns katas também da escola Shito Ryu. Apesar de sermos uma escola de Shotokan Ryu e paralelamente estudarmos o Goju Ryu, temos tal oportunidade. No filme Karate Kid as sete primeiras técnicas incluindo é claro com a foto do centro, ou seja, a técnica do Grou, são mostradas no primeiro filme. Já a última técnica mostrada na foto a direita, vemos no terceiro e último filme. A técnica do Grou como eu disse, está no kata Nipaipo. Já as fotos ao redor que seriam no filme as ensinadas ao rapaz pintando a cerca e também lixando o assoalho, estão no kata Tensho que estão presentes em estilos de Karate como Goju Ryu, Shito Ryu e até Kyokushinkai. A última foto do movimento  mostrado no terceiro filme da série Karate Kid, é do kata Seienchin também presente nesses três estilos citados acima

O Shihan Fumio Demura do Karate Shito Ryu, participou de toda a série Karate Kid e foi professor de Karate de grandes nomes de Hollywood.

Shihan Demura ao lado de vários artistas e alunos

O Shihan Fumio Demura foi um dos introdutores do
Karate Shito Ryu nos E.U.A.

O Shihan Fumio Demura foi mestre de artistas como Steven Seagal,
Wesley Snipes, Chuck Norris deu aulas de Nunchaku para Bruce Lee.
O mestre também fez muitas apresentações nos E.U.A.





Fumio Demura Shihan, o verdadeiro Senhor Miyagi.


O saudoso ator Pat Morita(esquerda) e Fumio Demura Shihan(direita).


Steven Seagal e seu mestre de Karate Fumio Demura.

Bruce Lee e Fumio Demura


O Shihan Fumio Demura trabalhou em diveros fimes de artes marciais, mas jamais deve ser confundido como apenas um ator de filmes de artes marciais, pois antes de tudo é um mestre de Karate.

Oss!

Sensei Allan Franklin.


       
       

9 comentários:

ComPaixão disse...

Pa4abems pelo excelente artigo e pelo tema 3scolhido. Muito d acordo com tudo. Oss

ComPaixão disse...

Pa4abems pelo excelente artigo e pelo tema 3scolhido. Muito d acordo com tudo. Oss

Pedrão disse...

Gostei de sua analise, realmente, o karate atual está perdendo a essência verdadeira de suas raízes depois de sua monopolização...Oss!

Unknown disse...

Fantástico mesmo.
Fala do que realmente é o Karatê. E concordo que o MMA é para os EUA, mas que foge totalmente da filosofia das artes marciais e do verdadeiro Karatê.
Obrigado pelos ensinamentos.
Oss!!!

Unknown disse...

Raramente comento em blogs, mas esse seu texto está maravilhoso e expressa muito bem a realidade da maioria dos dojos CobraKai de hoje. A preocupação em faturar primeiro e vender faixas está acando com a arte.muitos viram atletas e não conhecem o real potencial do Karatê do.

Unknown disse...

Raramente comento em blogs, mas esse seu texto está maravilhoso e expressa muito bem a realidade da maioria dos dojos CobraKai de hoje. A preocupação em faturar primeiro e vender faixas está acando com a arte.muitos viram atletas e não conhecem o real potencial do Karatê do.

Joutaro disse...

Sábias palavras; não devemos nunca esquecermos as raízes da tradição ainda que com o crescer da árvore seus galho se afastem de seu tronco e joguem longe sua sementes as mesmas devem sempre lembrar que às sombra de sua mãe não poderiam se desenvolver mas as mesmas não devem nunca esquecer que dentro de si vai não só a genética mas principalmente o coração da Arte! Continue lutando pela preservação da tradição de sua Arte Lembrando sempre aos seus discípulo o berço de onde tudo começou pois o que tenho visto é que querem transformas a Arte Marcial em mercadoria de venda!!!!!!

Unknown disse...

Brilhante matéria, gostei da leitura não conhecia o Shihan Fumio Demura, Parabéns foi um filme espetacular, eu vi esse filme vatias vezes e não me cansava de assistir, muito bom. Nota 10.

Jefferson Oliveira (Shodo) disse...

Muito boa a interpretação do filme Sensei. Parabéns
Oss!

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