Oss!
Desde os tempos antigos nos primórdios das artes marciais ainda no Templo Shaolin, as artes marciais possuem um treinamento próprio que muito o diferencia de tantos esportes e exercícios ocidentais. Tais exercícios e condicionamento do corpo contavam sempre com o enrijecimento do corpo para que o mesmo se tornasse uma arma ao atingir os adversários e um escudo de aço ao absorver os golpes dos adversários.
Quando os conhecimentos do Kung Fu chegaram em Okinawa ainda sobre o domínio chinês, muito das raízes dos estilos Shaolin acabou ficando por lá. Haja vista o Shorin Ryu estilo do grande Shihan Anko Itosu. Shorin Ryu tem como tradução Shorin = Shaolin e Ryu = Estilo ou escola. Portanto por mais que isso contrarie alguns japoneses, seria inegável fazer qualquer ligação das raízes da arte dos monges Shaolin com o Shotokan Ryu uma vez que o mesmo é inegavelmente e historicamente filho direto além do Shuri-Te do Shihan Azato, é filho direto do Shorin Ryu do Shihan Anko Itoso.
Até mesmo a linha do Naha-Te que cruzou com um estilo de Kung Fu do sul da China chamado pelos habitantes de Okinawa de Kempo Chinês buscado primeiramente por Kanrio Higashionna na província de Fukien e posteriormente pelo seu discípulo Chojum Miyagi, possuíam treinamentos duríssimos de preparação física além de respiração muito pesada como uma preparação para os aspectos internos. Hoje em dia constatamos os remanescentes destes treinamentos observando os treinamentos do Shihan Morio Higaonna.
Até os dias de hoje os monges budistas Shaolin ainda fazem seus árduos treinamentos os quais poucos de nós aguentaríamos e que treinamento algum de nenhum atleta de MMA chega perto do que exigem tais treinamentos e estudo do Kung Fu deles. Aqui no ocidente tudo é condenado e hoje depois da era UFC e MMA, na cabeça dos atuais teleguiados da mídia, nada disso faz a diferença numa luta real. Quero dizer, muitos acreditam mesmo que todo o treinamento duro considerados arcaicos pelos atuais modernos lutadores, não são necessário para as artes marciais.
O que acho interessante é que esses longe passam dos treinamentos se quer de katas e qualquer entendimento dos mesmos, mas adotaram mais a metodologia do Boxe e seu equipamento de treinamento, ou seja, a velha adaptação ao modo ocidental e a falta de credibilidade dada aos métodos orientais originais tipicamente vista por parte dos mesmos.
E enquanto isso, lado a lado aos modernos professores e lutadores de artes marciais, professores de educação física dão todo apoio para a ideia de rejeição de equipamentos como Makiwara e todo e qualquer tipo de treinamento mais rústico. Alegações do mal que fazem para o corpo tais treinamentos e todas as explicações médicas, anatômicas e científicas.
Devo dizer a estes que assim como na área deles e também na musculação, todo exercício mal feito corre o risco de lesionar as pessoas. De fato em Okinawa igualmente aos monges Shaolin primeiramente adotou se o método de treinar os punhos nas árvores, mas com o tempo obviamente vieram as lesões graves nas articulações. Por isso a criação na ilha do aparelho o qual chamamos de Makiwara que mostrarei em outros vídeos o uso correto do mesmo. Neste aparelho podemos tranquilamente desde que executado corretamente, aplicar força gradativamente no decorrer dos treinamentos. Neste exercício que em realidade fortalece o corpo inteiro, ou seja, no Makiwara, o estudante de Karate-Do observa que a força vem do chão o quadril empurra e o punho se choca no aparelho de treinamento.
Hoje trago um outro tipo de treinamento e não o com o Makiwara. Sobre esse farei um vídeo explicativo e um texto. Este treinamento do vídeo abaixo se aproxima da ideia do treinamento do Shihan Morio Higaonna. Sendo que ele ainda joga mais impacto em partes as quais não recomendo a todos fazerem. Shinan Higaonna do Goju Ryu chega a calejar as costas da mão e eu particularmente não vejo tal necessidade. Pessoalmente eu acho de grande valia tal treinamento de enrijecimento físico, pois o intuito do Karate seja qual for o estilo é ter técnica para evitar machucar o adversário, mas dependendo das circunstâncias, é machucar o adversário já com a defesa.
Tal exercício lhe dá um condicionamento físico nos membros utilizados para defender e golpear que por sua vez, dá um diferencial grande para quem não faz tal exercício. Neste exercício não usamos Kime(explosão) nos golpes, mas usamos a dosagem correta para fortalecermos os ante braços para onde batermos seja defendendo ou atacando, machuque os adversários.
Em karate-Do acredito que tudo para a eficiência e quando bem executado, seja válido e proveitoso. Acredito que justamente isso é ter a mente aberta e não necessariamente ninguém estará descaracterizando o estilo ou arte só porque Gichin Funakoshi não fazia tais exercícios. Sim, ele não fazia, mas outras escolas faziam e isso trazia benefícios para essas escolas. Gichin Funakoshi Shihan só treinava no Makiwara. Então antes de colocarem palavras na minha boca, afirmo que este treinamento existe no universo do Karate, mas não é feito comumente no Karate-Do Shotokan Ryu. Acredito assim como o Shihan Anko Itosu acreditava e assim também o Shihan Kung crê, que o Karate no final seja uma coisa só em essência. Outra coisa que deve ficar muito clara no meu trabalho no blog do Programa Karate-Do, na minha página Sensei Allan Franklin no facebook assim como no youtube, é que além dos ensinamentos passados pra mim pelo meu Shihan Kung, coloco muito do que penso sobre o Karate-Do que nem sempre meu Shihan compartilha da mesma opinião. Mas acredito que confie em mim como sempre disse confiar seguramente nos seus alunos para que então ensinem por aí com dignidade sem expor a imagem e seu nome.
O que penso e como treino o Karate-Do Shotokan Ryu é pra mim e minha concepção a qual compartilho na internet com os amigos e que em nenhum momento afirmo categoricamente serem ensinamentos e a visão correta e incorrigível sobre o Karate-Do Shotokan Ryu e sua essência. Mas posso seguramente dizer que sei me colocar com humildade diante de todos os mais antigos que eu nesta arte e que sou bem quisto por muitos veteranos que muitas vezes muitos deles concordam com minha concepção ainda que eu seja um soldado raso nesta arte marcial.
Portanto este treinamento é meu, pessoal e não adotado pelo Shihan Kung no seu Dojo o qual estudo. Espero que curtam neste curto vídeo onde demonstro tal treinamento de enrijecimento físico e saibam entender que nele não há força ou choque que venha a lesionar o corpo. E por isso espero que entendam a filosofia do treinamento e quem queira adotar faça corretamente. Lembrando que crianças não devem fazer treinamentos em Makiwara e nem esse tipo treinamento do vídeo.
Oss!
Sensei Allan Franklin
Um comentário:
Excelente vídeo!
Oss!
Postar um comentário