Treinamento livre - 6



          Oss!

          O vídeo que trago hoje para os amigos da sequência Treinamento livre, trás uma concentração inicial além de com a respiração antes dos movimentos de exercícios como Choko tsuki(zuki) , Sanbon-tsuki(zuki), também se concentra em movimentos bem fechados encontrados em katas como Bassai-dai,  nos katasTekki, Sochin e até Gojushiho-dai. Posteriormente dou uns passos e continuo os exercícios com movimentos comumente usados em alguns katas como Heian Godan etc.
           O intuito como sempre é exercitar a fluidez que buscamos nessa arte marcial. Como sempre falo, lidar com artes que possuem katas nos exige muito mais estudo e compreensão do que as artes marciais que não lidam com essas formas.
           Por outro lado creio que tenhamos esses katas como catálogos que guardam técnicas as quais por estarem guardadas daquela forma, por vezes passam despercebidas para muitos que não entendem não só suas aplicações, como a maioria pensa necessariamente que as técnicas ensinadas ali, deverão ser aplicadas na sequência que estão feitas nos katas!
           Isso seria impossível uma vez que como sempre falo também, uma luta real se faz de ações e reações. O que devemos ter em mente é que devemos buscar sim a assimilação desses movimentos ao ponto que não saibamos lutar fora dessas técnicas. Sua reação instintiva deve ser ao ser golpeado, a de defender com qualquer defesa que o Karate-Do Shotokan Ryu nos ensina. E se pararmos para pensar ele nos ensina a nos defendermos de todas as formas e com o corpo inteiro. Para atacarmos o mesmo deve acontecer, ou seja, devemos socar ou chutar dentro do modo que o Karate-Do nos ensina seguindo os princípios que fazem desta arte marcial única em alguns aspectos.
              A força vem do chão o quadril impulsiona e o ombro leva o punho, mas sem ir junto. Daí para aqueles que não sabem é vem o kime! O Makiwara por sua vez é um instrumento que nos possibilita preparar o Seiken para que onde quer que atingirmos não venhamos a machucar o punho e de preferência quebrar onde ou quem for atingido.

Que tal vídeo sirva de mais um auxílio na reflexão sobre a nossa arte marcial.
          
              Oss!

              Sensei Allan Franklin


2 comentários:

Postar um comentário