Nem tudo que reluz é ouro




        Oss!


   Embora não se trate da música Stairway to heaven  que cita essa frase, ou seja, que nem tudo que reluz é ouro e também tenhamos que aturar uma gata no cio o tempo todo no fundo, vale a pena mais uma reflexão referente ao Karate-Do, uma leve passagem nas técnicas dos três katas Tekki etc.
Vale também refletir no fanatismo que envolve as pessoas com relação ao estudo de suas artes marciais de coração.

   Infelizmente vemos essa triste realidade de pessoas discutirem com outros adeptos de outras artes marciais em virtude de simplesmente terem identificações com formas de lutar diferentes. Certo dia desses vi uma foto de Bruce Lee executando aquela imobilização no solo da cena inicial do filme "Operação Dragão" e uma frase provavelmente de um fanático por Jiu Jitsu que pelo visto, só acha eficiente o que ele gosta e pratica.

   Tanto é assim que dentro da ignorância no assunto artes marciais por parte da família Gracie fora do Ju Jutsu deles, eles viviam criticando Bruce Lee e dizendo que o mesmo só era bom no cinema. E assim faziam coro os fãs fanáticos pelo Ju Jutsu deles, mas o tempo passou e as dificuldades por parte dos praticantes de Ju Jutsu brasileiro em vencer outros lutadores voltou, pois a maioria dos adeptos de outras artes marciais especializada em lutar em é, também começaram a estudar não só o Ju Jutsu brasileiro deles, como  começaram também a estudar mais seriamente as artes deles mesmos.

   E com isso o tom mudou sobre as outras artes marciais e sobre a imagem de Bruce Lee por exemplo. E então uma das edições da Gracie Magazine tinha Bruce Lee de capa e tal matéria reconhecia o valor de Bruce Lee só porque descobriram que ele estudou Ju Jutsu também.

   Portanto isso é um triste exemplo de fanatismo. Por isso quando falamos das artes marciais clássicas e em especial do Karate-Do Shotokan Ryu, também encontramos outros tipos de fanatismo como o da preservação das mesmas execuções passadas dentro da interpretação e estudos de Masatoshi Nakayama.

  O Karate-Do Shotokan Ryu contrariamente ao que a maioria esmagadora pensa em virtude da era Vale Tudo, é uma arte marcial extremamente rica e que não precisa usar a palavra Jutsu a qual jamais pertenceu legitimamente a ele em Okinawa, para que então seja reconhecida como uma arte marcial extremamente poderosa e não apenas um esporte de contato.

  Espero que gostem de mais um programa, dicas e auxílios. Assim como espero também que este programa venha ser mais um tijolo nessa construção da verdadeira imagem do Karate-Do Shotokan Ryu e sua versatilidade.

   Uma excelente semana iluminada para todos nós.

   Oss!

   Sensei Allan Franklin

                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário