O Karate-Do Shotokan Ryu e seus duros treinamentos.


  
      Oss!
     
      Talvez se a sociedade de hoje convivesse com a realidade deste vídeo, a concepção e respeito pelo Karate-Do Shotokan Ryu seria outra. É claro também que não só as artes marciais da moda seriam as mais procuradas. Mas devemos entender o lamentável processo do afastamento destes treinamentos dos Dojos de Karate-Do. Se podemos dizer que algo seja tradicional no Karate-Do Shotokan Ryu e que deveria ser mantido acima de qualquer discussão de que movimentos são ou não do Karate-Do, certamente são esses treinamentos no Makiwara e o fortalecimento do corpo inteiro em superfícies rígidas que deveriam ter sobrevivido na maioria das escolas de Karate-Do Shotokan. Com o tempo e o envolvimento dos aspectos esportivos e regras, o Karate-Do Shotokan Ryu foi ficando cada vez mais suave em termos de treinamentos físicos que mantinha desde os tempos de Okinawa e que foram levados para o Japão e aqui chegaram.
       Hoje ao mostrarmos nossos calos nos punhos logo se espantam todos aqueles que nunca conheceram tal realidade. Ainda hoje é mais fácil vermos lutadores sendo considerados perigosos comumente chamados de "cascas grossas"com suas orelhas inchadas, do que vermos por aí homens com calos nos punhos e muito menos praticantes de Karate-Do sendo  respeitados tão quanto os das orelhas inchadas.
      Quando as pessoas tem acesso aos vídeos do Karate praticado em Okinawa e como são os respectivos estudos e treinamentos de escolas como Goju Ryu, Shorin Ryu, Shito Ryu, Uechi Ryu etc, logo as pessoas tem uma imagem mais fraca ainda do Karate-Do Shotokan Ryu quando associam esta arte ao uso de luvas, protetores bucais e suas regras esportivas imaginando assim, que esta arte se define mesmo e apenas como um Karate a parte que pode somente ser considerado um Karate esportivo.
      Devo esclarecer aos leigos ou mesmo aos faixas coloridas que o Karate-Do Shotokan Ryu que você estuda aí no seu Dojo o qual provavelmente não possui nem um Makiwara, já foi levado a sério exatamente como neste vídeo. A arte possui muito mais do que é mostrado na atualidade e ainda que muitos mestres de Karate-Do Shotokan Ryu tenham estudado outros estilos de Karate mais praticados em Okinawa e até outras artes, o repertório técnico e  características do Karate-Do Shotokan Ryu é muito profundo e não deixa a desejar para nenhum outro estilo de Karate.
      Nesta arte quando temos um Sensei ou Shihan bem estudado que buscou conhecimentos mais profundos desta arte, entendemos e enxergamos a mesma arte que você vê em campeonatos esportivos, com outra ótica mais profunda e bem mais próxima do Karate praticado em Okinawa. Vamos reviver essa arte marcial a qual amamos e fazer com que outras gerações a conheçam!

Oss!

Sensei Allan Franklin.



      

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse é um treinamento se colocassem nos dias de hoje não teríamos nenhum aluno, mas seriam verdadeiros Karatecas.
Muito bom esse assunto abordado.
vamos lutar por um Karate na essência...
Sensei Leandro Cabral...
Ossu...Osu...Oss

Postar um comentário