Precisamos estudar outras artes marciais?



          Oss!

          A ideia de praticar mais de uma arte marcial ou sistema de lutar sempre existiu e não é coisa nova como muitos pensam. Até mesmo a criação dos estilos de Karate que temos hoje vistos como desde o Karate-Do Shotokan Ryu que é considerado como o Karate moderno até os outros estilos, todos nasceram de estudos de mestres do início do século XX com vários mestres de Karate mais antigos de Okinawa. Para que os amigos tenham um breve panorama do que digo, vamos ver um pouco mais de perto essa situação.
       
          Shihan Gishin Funakoshi estudou oficialmente com Azato e posteriormente Anko Itosu. Azato um mestre de Shuri-Te e Itosu mestre de Shorin Ryu. Há quem diga que conheceu também algo de Naha-Te durante sua vida. E de fato há registros em vídeo de alguns dos seus primeiros alunos e em tal vídeo podemos ver eles executando katas como Tensho visto hoje mais em estilos como Shito Ryu e Goju Ryu. No final das contas ele e seu filho Yoshitaka Funakoshi fundaram o Karate-Do posteriormente conhecido como Shotokan.

           Shihan Chujun Miyagi teve a oportunidade de estudar tudo o que o seu mestre de Naha-Te o mestre Kanryu Higashionna estudou, ou seja o Naha-Te e um estilo de Kung Fu o qual chamavam de Kempo Chinês que nada mais era do que um estilo do sul da China da província de Fukien conhecido como mestre Liu Liu Kung. Com o mesmo estudo que Kanryu Higashionna teve, Miyagi  teve outra concepção e fundou o Goju Ryu.

            Kenwa Mabuni por sua vez estudou com Anko Itosu o Shorin Ryu e estudou com Kanryu Higashionna o Naha-Te e fundou o Shito Ryu. Portanto vemos isso ao longo da história, mas a opção de misturar os conhecimentos varia de pessoa para pessoa.

            Penso que encontro praticamente tudo em termos de arte de combate em pé no Karate-Do Shotokan Ryu e observando outros estilos de Karate, percebi que tudo que existe em outros estilos há no Shotokan Ryu.

           Neste vídeo coloco minha concepção a respeito do assunto e falo que creio que nós dos sistemas que lutam em pé, mais necessitamos buscar nos estilos de Ju Jutsu como Judo, e Jiu Jitsu Brasileiro  assim como eles precisam buscar nas artes de lutar em pé do que necessariamente buscar em outro sistema especializada em lutar em pé.

          Desejo um bom estudo do tema e uma excelente semana para todos nós!


          Sensei Allan Franklin

          Oss!

                                  


           

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei o seu video, pensava que só podíamos estudar ou mesmo praticar outras artes se primeiros e nos aprofundássemos só nesse estilo e nunca pensei podíamos
praticar ao mesmo tempo outra arte tabem!

Postar um comentário