Programa Karate Do - Sensei Chinzo Machida é uma honra em primeiro lugar para nós termos você aqui nos dando uma entrevista e falando um pouco da sua carreira no Karate-Do. Sensei,conte-nos um pouco da sua história no Karate sendo filho de uma das figuras mais importantes do Karate-Do Shotokan Ryu no Brasil.
Sensei Chinzo Machida - Bom,iniciei a minha carreira por volta dos meus 4 ou 5 anos por influência lógico, do meu pai que eu via ele ministrando aulas e treinando também e aquilo ali foi um processo bem natural, eu e meus irmãos morávamos em cima da academia e acho que isso foi um fator que fez com que a gente entrasse no Karate num processo bem natural. Aos 8 ou 9 anos eu comecei a levar um pouco mais a sério e aos 11 anos, praticamente 10 pra 11 anos, eu fui a faixa preta, um dos faixas pretas mais novos do Brasil na época e segui nesse caminho.Com 14 anos eu comecei a dar aulas, eu e o Lyoto começamos a dar aulas de Karate .Com 15 anos participei do campeonato brasileiro juvenil e depois fui seguindo em frente até para a parte de educação físca ou seja, fiz a faculdade de Educação Física porque era o curso que tinha mais a ver com o que eu queria que era dentro do Karate.
Programa Karate Do - Sensei,uma das perguntas que sempre quis fazer a um filho de um mestre japonês que fez história no Brasil como no seu caso, sendo filho do shihan Yoshizo Machida, assim como no Rio de Janeiro o sensei Cezar Tatsutaka, filho do Shihan Sadamu Uriu é, como é ser filho de um mestre japonês de Karate-Do no Brasil? No seu caso, você sentiu alguma pressão sendo filho do shihan Yoshizo Machida?
Sensei Chinzo Machida -Não, acho que não, o meu pai fez o trabalho dele. Ele realmente foi um dos percursores do Karate no Brasil mas, eu acredito que foi uma coisa bem natural e acredito que nem os meus irmãos tiveram isso. É uma coisa natural que a gente tenta sempre fazer o melhor dentro do que a gente está fazendo, então isso foi uma filosofia que meu pai passou pra gente ou seja se você for tentar ser qualquer coisa na vida você tem sempre que tentar ser o melhor. Então eu acho que em nenhum momento eu senti essa pressão não, muito pelo contrário através dos ensinamentos que ele passou pra gente da filosofia de vida só fez somar e me motivar cada vez mais a conseguir o que eu sempre quis .
Programa Karate Do - De quantos campeonatos você participou dentro e fora do país e quais foram seus títulos sensei?
Sensei Chinzo Machida - Eu comecei a participar com 15 anos foi o meu primeiro torneio nacional em Brasília mas, fora isso tinham os campeonatos regionais aqui que desde os 6 e 7 anos eu participo e acho que na categoria adulta eu comecei com 18 e 19 anos fui várias vezes campeão no Karate tradicional e acho que se eu não me engano eu fui um dos que mais teve títulos em kumite individual, fui 5 vezes campeão, no Karate JKA eu fui 7 vezes campeão de kumite, fui segundo lugar, vice campeão mundial em 2006 no campeonato da JKA que é um campeonato muito forte é um campeonato tradicional do japão que traz a raíz do Karate e uma cultura do Karate onde tem vários japoneses que são difíceis realmente de bater e eu consegui ganhar alguns deles e fiz a final com o professor Ogata, do Japão e fiquei em segundo lugar. Tenho campeonato sul americano, tenho vários títulos por equipe também de sul americano e aí eu acho que os mais importantes foram esses.
Programa Karate Do - Sensei Chinzo Machida,o programa Karate-Do assim obviamente como o blog do mesmo enfatiza além da união amistosa entre as artes marciais sem que necessariamente se misturem os estilos, mas sim que haja um bom relacionamento entre os praticantes de diversas artes marciais, preza principalmente pelo resgate do espírito marcial do Karate-Do e de todas as artes marciais. Como você vê a divulgação atual da nossa arte sendo que a imagem do Karate é mais vendida apenas como um esporte e não mais como no tempo do seu pai como uma arte marcial perigosa?
Sensei Chinzo Machida - Bem, realmente isso é verdade o Karate deixou muito a desejar nos aspectos de arte marcial porque o esporte, as competições, a intenção de colocar o Karate nas olimpíadas isso fez muito com que ele perdesse a sua marcialidade, o objetivo o qual ele foi originado que é a defesa pessoal. Então eu acho que isso aí ele com certeza perdeu bastante e a divulgação hoje a gente tenta resgatar através da nossa família que está envolvida no MMA que é uma arte marcial que você tem um objetivo maior da sua defesa pessoal de mostrar mesmo a eficiência da arte.
Programa Karate Do - Sensei Chinzo,durante toda a década de 90 após a explosão do Jiu Jitsu Gracie em 1993, com o grande sensei Royce Gracie, nossa arte deu uma enfraquecida no que diz respeito a imagem dela perante o grande público leigo que por sua vez dentro de sua ignorância no assunto, acabou comprando a idéia que era vendida pela mídia. Sabemos que tal idéia era de que havia uma suposta superioridade do Jiu Jitsu sobre nossa arte e sobre todas as outras. Lendo uma entrevista para revista Tatame com seu irmão o também grande sensei Lyoto Machida me identifiquei muito com os argumentos dele quando disse a revista Tatame que, quando o sensei Royce Gracie venceu o UFC1 todos só falavam do Jiu Jitsu e ele na escola dizia para os amigos que o Karate também era uma arte boa e eficiente,mas que os amigos na época não davam tanta importância e crédito as palavras dele. Me diga sensei Chinzo Machida, você também cresceu com essa vontade que o seu irmão Lyoto tinha de expor a qualidade da arte do seu pai para o mundo?
Sensei Chinzo Machida - Com certeza, porque a gente estudava e a minha diferença de idade para o Lyoto é de 1 ano e a gente tinha os mesmos colegas e tudo e realmente a gente fechava a academia domingo e colocava o pessoal que era do Jiu Jitsu e treinava um treino amistoso mas, realmente a pancada rolava porque a gente não queria perder, não queria se deixar ser agarrado e a gente provava pra eles que o nosso Karate era eficiente. Então isso foi uma coisa que a gente fez muito na academia e não só com os colegas de escola como com os próprios alunos das modalidades tinha gente de Judo,tinha gente do próprio Jiu Jitsu também e a gente trocava as vezes pegava uns golpes pegava outros mas, batia também então a gente foi crescendo tendo essa vivência da mistura das artes marciais.
Programa Karate Do -Sensei, como o shihan Yoshizo Machida um veterano do Karate-Do vê o cenário das artes marciais hoje?
Sensei Chinzo Machida -Bem,eu não posso responder por ele até porque eu não conversei com ele por esses dias mas eu acho que é a pessoa mais acertiva pra responder seria ele mesmo mas, eu acredito que ele vê como uma coisa em evolução sempre e que de uns tempos pra cá evoluiu bastante essa é a minha opinião não sei realmente a dele teria que perguntar para ele.
Programa Karate Do - Sensei Chinzo,hoje no universo do MMA acredita se que obrigatoriamente só se possa vencer dentro de tal evento se misturando as artes. As suas lutas que assisti, vi muito Karate e percebi que praticamente pouco teve que usar do Jiu Jitsu ou técnicas de outras artes quando venceu. Penso que nossa arte é completa no que diz respeito a possuir além do Atemi-Waza também Nague-Waza e um pouco de Ne-Waza.Obviamente que nosso Ne-Waza não se estende tanto quanto o Jiu Jitsu Gracie,mas possui o necessário para situações reais). Por tanto você acredita que o lutador de Karate possa entrar alí e usar apenas o Karate para vencer e sair campeão ou o formato da competição no MMA nos obriga a estudarmos e usarmos o Jiu Jitsu e outras artes marciais para vencer?
Sensei Chinzo Machida - Bem, na minha opinião eu acho que hoje o MMA ele está bem avançado é um esporte profissional onde envolve a parte financeira, tem vários patrocinadores, a mídia de massa do grande público já entrou então é um esporte que evolui a cada dia. Se você quer ter sucesso realmente no MMA profissional eu acho que não pode ficar enraizado apenas numa modalidade e que até o próprio nome já diz Mixed Martial Arts mistura das artes marciais. É importante você saber é importante você aprofundar o seu aprendizado porque hoje os caras estão brigando em alto nível não estão lutando modalidade contra modalidade. Hoje você vê que o cara soca bem derruba bem e finaliza bem. Então se você tem alguma falha em algum canto é ali que ele vai querer atacar então o máximo que você puder estar eficiente em todas as artes eu acho muito importante. Agora é claro que se você tem um background que a gente chama ou seja, uma arte marcial que você confia mais você vai tender a voltar para aquilo mas, eu acredito que o que você tiver oportunidade de aprender eu acho que não tem porque deixar e negligenciar isso.
Programa Karate Do - Sensei Chinzo sabemos que como o sensei Vinicio Antony aqui do Rio de Janeiro diz atualmente, o Karate-Do quando foi criado foi criado para que o praticante se defendesse de ataques armados, desarmados e de qualquer outra arte marcial mas, que com o tempo e campeonatos e visão esportiva da coisa foi tomando espaço e os praticantes apenas aprendiam a atacar e se defender do próprio Karate em torneios. Com isso tiraram o Nague-Waza e o Ne-Waza dos ensinos em muitos dojos ficando assim só o Atemi-Waza que é de fato a especialidade mais afiada na nossa arte.Sendo o Karate-Do uma arte tão completa ele teria sido prejudicado pelo progresso apenas do lado esportivo assim como algumas outras artes marciais também foram prejudicadas por tal esportização e teria ficado mais prejudicado ainda pelo reflexo disso dentro do formato do UFC que era até então o Vale Tudo desde o início da sua criação e que sempre foi um evento entre artes marciais distintas com o mínimo de regras possíveis mas, ainda sim com regras e com isso na sua opinião teria feito com que a nossa arte e seus respectivos profissionais e representantes se afastassem da mídia e de tal evento?
Sensei Chinzo Machida - Acredito que muitos deles estejam voltados apenas para o Karate competitivo, quer dizer, o Karate de esporte de campeonato e outros são aqueles que tem o Karate como uma filosofia e não querem se misturar na parte do MMA e esses são os grandes mestres e tudo. Até se você for ver meu pai mesmo é um cara bem tradicional e tudo e não acompanhava muito essa parte. Depois da nossa entrada, da entrada do Lyoto ele começou a estudar mais isso aí, começou a desenvolver treinamentos para gente entendeu? Porque foge um pouco daquela arte marcial tradicional e tal porque você ali está lutando como uma profissão, é um espetáculo né? Querendo ou não tem a parte do business também e tudo e o artista marcial mesmo não, ele luta ali pela sua honra, luta por outros valores né?
Programa Karate Do -Sensei Chinzo Machida Você pretende voltar a lutar MMA ou vai se dedicar somente ao Karate-Do e apenas auxiliar o sensei Lyoto nas preparações e treinamentos dele para o MMA?
Sensei Chinzo Machida - Para mim o treinamento do MMA anda lado a lado com o treinamento do Karate eu treino Karate é a minha essência é a minha formação como pessoa.Os meus valores eles foram crescidos através do Karate ,minha personalidade foi formada através disso e não sei nem como separar isso porque a gente foi criado nisso, meu pai tem a filosofia dele e o MMA é uma continuidade porque se você tem um Karate visando a arte marcial você está visando a defesa pessoal e você tem que saber se defender de uma queda, tem que saber se defender da parte de chão etc. Então eu vejo o Karate como uma arte marcial e não como um esporte apenas. O esporte é para evoluir então eu estou treinando também o Karate mas, estou treinando bastante o MMA aproveito bem as idas do Lyoto quando eu vou lá fazer a preparação dele, faço treinamento de sparring com o pessoal e tudo e estou pensando esse ano vamos ver aí porque estou bastante pensativo e tentado a de repente voltar a lutar esse ano aí. Vamos ver e estudar algumas coisas, conversar com o pessoal da família pra ver o que acontece.
Programa Karate Do - Sensei,quando o sensei Lyoto venceu o UFC todos os lutadores estranhavam a metodologia e sistema do Karate em combate e isso fez com que os lutadores de MMA tivessem muita dificuldade para lutar contra o Karate. Com isso alguns lutadores assim como até mesmo Vitor Belfort procuraram a nossa arte para se familiarizarem. Você acredita que a entrada da nossa arte cada vez mais em tal cenário pode fazer com que o formato das lutas mudem e fiquem mais complexas uma vez que até então temos mais lutadores de Jiu Jitsu e estilos boxeados como o Muay Thai e o próprio Boxe inglês?
Sensei Chinzo Machida - Eu acredito que o Karate tende a ser ainda a minoria porque a maioria das artes marciais que entram são o Jiu Jitsu,Muay Thai e o Wrestling que são bem comuns alí mas,com relação a parte de luta em pé o Karate é mais técnico exige mais de treinamento de base ele requer mais isso do atleta.Eu acho um pouco difícil que venha mudar isso aí mas, com o tempo pode ser né? Vamos ver se com o tempo tiver outros exemplos de karatecas que demonstrem realmente a eficiência né? Eu acho que as pessoas como se trada de um esporte profissional todo mundo quer vencer, todo mundo está sendo muito estudado, todo mundo quer aprender com essas pessoas de destaques então acredito que só quem pode falar isso é o tempo.
Programa Karate Do - Sabemos que o Anderson Silva um dos maiores nomes do evento MMA é muito amigo do sensei Lyoto e da família Machida e sabemos também que até por vezes ele e o sensei Lyoto treinam juntos.Vimos algumas fotos do Anderson Silva com seu pai o shihan Yoshizo Machida e queremos saber se o Anderson que diz misturar várias artes e de fato em suas lutas vemos muitas coisas diferentes do habitual,se ele costuma aprender algo de Karate também ou mesmo ouvir conselhos do seu pai ou aprende algo da nossa arte com o Sensei Lyoto nos seus treinos?
Sensei Chinzo Machida - O Anderson Silva é um cara que ele aprende com todo mundo né? Você pode ver que até nos filmes mesmo acho que ele vê o filme ali e está aprendendo. Então ele já conversou bastante com o Lyoto, já treinaram juntos, meu pai já conversou com ele, tem o professor Watanabe que sempre está lá e sempre conversa mas, ele aprende assim olhando, eu já vi o Anderson aprendendo assim olhando bastante. Ele aprende assim coisas que você vê que são de cinema e que o cara está treinando ali. Então ele não tem muito bloqueio na aprendizagem né? Eu acho que isso é uma coisa boa ele não só aprende com o Lyoto mas com outras pessoas também com outros lutadores.
Programa Karate Do - Sensei antes mesmo da última pergunta gostaria de agradecer em nome de todos nós que praticamos, estudamos, vivemos e amamos o Karate-Do, todo o trabalho que você e seu irmão o Sensei Lyoto tem feito pela nossa arte trazendo de volta perante o grande público o respeito pelo Karate-Do Shotokan Ryu. Para colocar nossa arte no circuito do MMA vocês verdadeiros Samurais da família Machida encontraram algum tipo de barreira ou preconceito uma vez que o evento é repleto de lutadores apenas de Boxe, Muay Thai ou Jiu Jitsu pois, poucos mesmo alí num evento que leva o nome de MMA(Mixed Martial Arts ou seja, artes marciais misturadas) lutam outros sistema de arte marciais que não sejam esses três estilos citados?
Sensei Chinzo Machida - A gente não encontra nenhum preconceito não eu acho que cada um defende a sua bandeira cada um luta da melhor maneira que acha que deve lutar que se sinta bem. Isso aí o Karate pra gente foi uma coisa que está enraizado desde a nossa infância a gente sempre treinou, agora muito importante também adaptou o Karate né? Não é o Karate normal entendeu? É um Karate adaptado, estudado a gente estudou muito, treinou bastante pra poder enfrentar lutadores de outras modalidades né? Se você for disputar um MMA como se fosse um campeonato de Karate ou uma luta Karate contra Karate provavelmente você vai ter ou pode ter uma grande surpresa. Então realmente a gente adaptou isso aí mas, com relação a ter uma rejeição ou um certo preconceito não. Muito pelo contrário as pessoas querem aprender como é que a gente utiliza a distância, como é que a gente utiliza o tempo eu acho que vejo muito isso. Querem saber também como é que lutariam com pessoas do nosso estilo e eu vejo muito isso aí quando vou pra fora e estou treinando o Lyoto também está treinando eu vejo muito isso.
Um grande abraço, e gostaria de agradecer aí a oportunidade ta bom?Até a próxima valeu Oss!
Programa Karate Do - Sensei Chinzo Machida,Nós é que agradecemos novamente o carinho e consideração pela entrevista concedida ao blog do programa Karate-Do, e o parabenizamos pela simpatia de pessoa que é e a humildade de um verdadeiro sensei. Conte sempre conosco e o blog assim como com o "Programa Karate-Do" sempre estará com as portas abertas para você e a família Machida que são nossos representantes no universo do MMA.Um grande abraço.
Oss!
Um comentário:
Parabéns pela entrevista. Muito importante ter uma observação de alguém que vivencia o UFC. Concordo com o Chinzo Sensei quando ele diz que esta modalidade é profissional e como tal, creio eu não permitir a utilização de certas técnicas.Talvez por isso tiveram, segundo ele,houve a necessidade de adaptar o karate pra esse tipo de evento.Não por que, ao contrário do que alguns pensam, o karateca não sabe causar ou evitar uma queda, ou se desvencilhar das técnicas de chão, mas sim porque tais técnicas não se adequem ao formato do UFC. Oss!
Postar um comentário