Ausência da essência 2



        Oss!

        O programa desta semana tenta resgatar um pouco do conteúdo e imagens que foram vetadas pelas regras do YouTube na semana passada. É claro que o programa estava mais impactante, mas em essência a reflexão que venho trazer neste tema, sempre acreditei que fosse necessária vir a tona, pois a mídia apenas vendeu um lado.

        Em momento algum pretendi com esse programa, fazer uma afronta ou desqualificação do Jiu Jitsu da família Gracie ou os mesmos, mas embora cada um de nós praticantes de outras artes marciais as quais estiveram na mira deles, ou seja, todas, tenhamos direito de resposta em virtude de por uma década inteira a partir de 1993 tenhamos sido ridicularizados dos primeiros Vale Tudo em diante, jamais foi essa a intenção.

        Obviamente conhecendo alguns radicais praticantes de Jiu Jitsu e amantes da família Gracie, sei que serei criticado e não compreendido por esses, mas tenho a consciência de que os lutadores, professores e profissionais conscientes, entenderão essa edição do programa.
        Posso dizer seguramente que toda história tem dois lados e não seria diferente com a ascensão desta arte e família, pois nós não vimos em nenhum momento lutadores extremamente técnicos e estudados em suas artes marciais sendo derrotados, mas apenas homens com certo conhecimento e força sendo facilmente derrubados e vencidos por grandes lutadores de Jiu Jitsu como Royce Grcaie, Roryon Grcaie e Rickson Gracie.

        Certa vez fazendo críticas as quais faço nessa edição nos tempos do Orkut, um dos fanáticos do público que citei a cima, disse que eu jamais faria o que eles fizeram. Realmente, jamais farei tanto sucesso quanto eles, mas também jamais iria querer crescer e que minha arte crescesse desfazendo e desmerecendo outros sistemas marciais e artes marciais as custas de um bom entendimento que tivesse da minha arte, melhor do que outros lutadores de outras artes e sistemas.

       Portanto não faço questão alguma de fazer um estardalhaço em nome do crescimento do Karate-Do Shotokan Ryu e nem pessoal, pois se minha arte crescer ou mesmo o meu nome e eu for mais um dos soldados dela responsáveis pelo crescimento da mesma, não será porque tirei o pão de outra mesa em função de uma atitude minha que venha a desqualificar outros profissionais e artes. Não existe uma arte marcial melhor que outra. A única realidade que os Gracies trouxeram ao mundo, foi a realidade de que se você tem um efeito surpresa você vence!
      
       Bruce Lee já havia feito isso entre os karatecas e artistas marciais que viviam nos E.U.A. trazendo as vistas dos ocidentais e orientais que lá residiam e não conheciam o Wing Chun Kung Fu. Bruce em seu tempo fez tanto sucesso, foi tão famoso ou até mais que os Gracies e acreditem, também foi detestado por muitos, pois dentro do contexto, também possuía sua dosagem de arrogância perante outras artes marciais.
      
       No programa passado Ausência da Essência, nós trazíamos imagens das lutas dos Gracies na garagem nos E.U.A. que teriam vencido outros profissionais de outras artes marciais, mas víamos claramente nas cenas que podem ser enocntradas no YouTube, que não eram profissionais altamente qualificados. O mesmo vimos de maneira oficial e estava no programa vetado,em lutas dos primeiros UFC com Royce Vs Kimo que se dizia representante do Tae Kwon Do, mas que em realidade nem esboçou nada desta arte marcial na luta! Isso se repetiu demais naquelas lutas e ninguém nunca ressaltou nada a respeito!

      Nós amantes das artes marciais orientais possuidoras de katas, katis e formas em geral, não esperávamos ver lutas cinematográficas, mas ao menos esperávamos ver  lutas dignas de profissionais das artes propostas a enfrentar o Jiu Jitsu Gracie que por sua vez trazia a tona o efeito surpresa de suas técnicas de Ne-Waza esquecidas pela Kodokan e desconhecidas por milhares no mundo. Mas nem por isso desconhecida por muitos profissionais do Brasil e mundo de outras artes marciais.

      O Programa Karate-Do vem trazer uma reflexão que por vezes não foi dada a oportunidade as novas gerações que vieram depois da era Jiu Jitsu Gracie e que pela ausência da essência das artes marciais na divulgação e marketing da família, acabou gerando um descontrole emocional em alguns Dojos de Jiu Jitsu, que por sua vez colocaram a geração Bad Boy nas ruas barbarizando leigos e fracos lutadores.

     Que este programa sirva a muitos como reflexão e mais um material de estudo para aqueles que acompanham o meu trabalho junto ao Karate-Do e Programa Karate-Do. E que acima de tudo que venha a tirar a venda dos olhos de muitos que já conheceram o universo das artes marciais arrumadinho do jeito que deixaram de maneira que trás ainda um ranço de superioridade a uma única arte marcial que em realidade quase nem era conhecida e por melhor que seja não supera nenhuma outra arte marcial, assim como nenhuma outra supera esta arte marcial, pois isso não existe.

     O mundo que se criava ali no universo das artes marciais colocadas umas contra as outras diante de um mundo num momento de crescente violência como foram o início dos anos noventa, agradou a muitos violentos e ao formato e entendimento do que eram as artes marciais ao modo ocidental. Devido a dificuldade de entendimento, compreensão e aplicação correta dos katas etc da maioria das pessoas, cresci vendo críticas de leigos, ao Karate e outras artes tipicamente asiáticas que contavam com katas e formas, pois notoriamente essas pessoas que diziam que aquilo não funcionava, mas só nos cinemas, adoraram ver uma arte marcial que desmontava as posturas dessas artes especializadas em lutar em pé que contavam com katas e formas  jogando seus lutadores no chão. Ali estava a prova tão sonhada de que esses sistemas quase alienígenas para os ocidentais antipáticos aos katas e formas, só funcionavam no mundo da famtasia.

      Vejam o que pude postar online e façam suas analises e tirem suas próprias conclusões, pois uma coisa é mais do que certa. Assim como nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que um marketing bem feito pôde fazer, durará para sempre, pois todas as artes marciais são excelentes, possuem seus valores e acima de tudo, todas se equivalem na qualidade técnica dependendo única e exclusivamente do entendimento e domínio do seu praticante.

       Uma excelente semana para todos!

        Sensei Allan Franklin

        Oss!

       
    

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário