O Karate-Do Shotokan Ryu como vejo.



         O Karate-Do Shotokan Ryu por Sensei Allan Franklin

         Oss!


         A realidade da vida se estende ao Karate-Do em todos os aspectos e isso pode ser percebido diariamente. Dificilmente agradaremos a todos, mas podemos abrir muitas mentes com nossas reflexões e não só irritar a tantos como habitualmente fazemos involuntariamente.
       
        Alguns que acompanham o meu trabalho se encantam com minha concepção da arte, textos e execuções que faço da arte em ação, mas outros se quer abrem os vídeos ou passam os olhos nos meus textos ao verem por aí eles postados, mas penso que infelizmente perdem em reflexão, pois por vezes vemos pessoas as quais não concordamos com suas perspectivas  de vida e opiniões, mas certamente por vezes também, vemos essas mesmas pessoas falarem coisas uteis e verdadeiras.

       Tomo o próprio mestre Rickson Gracie como exemplo com a característica da família Gracie em diminuir as outras artes, pois se tornam ao meu ver pessoas e profissionais arrogantes e tal postura ao meu ver, não combina com o conhecimento que mestres com o conhecimento e gabarito que eles possuem. Mas infelizmente como nem tudo é perfeito e a carência nacional por heróis aliada a cômoda realidade de tais mestres e heróis viverem e pertencerem a nata social deste país, temos que aceitar tal quadro.

      Portanto mesmo não concordando com a postura do mestre Rickson, seus irmãos e pai, sempre admiti estarem certos no que diz respeito ao senso de segurança que o adepto deve possuir sobre a sua arte marcial e que não deve existir o que eles sempre alegaram que algumas artes marciais davam as pessoas, ou seja, um falso senso de segurança.

    Embora isso não seja uma realidade, quero dizer, a falta de um senso real de autoconfiança gerada por uma arte não seja uma realidade, mas sim o que exista nesse contexto seja a falta de compreensão real do adepto de uma arte marcial por ela e devido a isso ele não está seguro nas ruas por sua autoconfiança ser fraca, eles estavam certos com esse pensamento da verdadeira fé no próprio sistema marcial.

    Outra coisa muito correta na filosofia deles é que sempre falavam que treinavam o que usavam na realidade e por isso os treinos deles eram muito verdadeiros. Isso de fato deve ser analisado e refletido, pois devemos proceder assim, mas lamentavelmente por trás de tais pensamentos, desqualificavam outros sistemas dizendo que os mesmos eram muito belos para o cinema, mas que em realidade não funcionavam ou eram inferiores.

    Por isso creio que aqueles que não gostam do meu trabalho junto ao Karate-Do dentro da minha pequenez que ainda assim perdem muito, pois sempre estou gerando reflexões que garanto a muitos que tem beneficiado mais que atrapalhado os estudos sérios de Karate-Do. Se por um lado existem aqueles que desprezam aqueles que ousam pensar diferente do que seja concebido como tradicional, por outro existem milhões atrás de novidades e reflexões que lhes pareçam maduras pouco se lixando para se aquilo que está sendo passado é ou não o Karate-Do Tradicional.

    Façam um trabalho digno seja em que área for e jamais temam a opinião crítica e destrutiva sobre você e seu trabalho. Minha mulher sempre me diz até hoje em conversas comigo: " Os Gracies estavam pouco se lixando para o que iriam pensar deles!" "Então faça o que acredita!" E de fato ela está certa e soma a mim com essa percepção da exposição do que penso, capto e sinto nos meus estudos particulares do Karate-Do Shotokan Ryu.

    Há quem diga: "Esse movimento não funcionaria em realidade!" ou mesmo diz: "O Karate é prático e não tem firulas!" Sim! de fato não tem firulas, mas por vezes um movimento eficiente pode parecer firula, ou floriado demais, mas possui sua eficiência por justamente ser improvável. E devo lembrar aos caros amigos que me acompanham que segundo o Kyoshi Kung que por vezes percebo também inclusive que teme que eu destoe dos meus companheiros de Dojo, que ele mesmo nos diz sempre que Hirokazu Kanazawa sempre estimulou isso nos alunos, ou seja, estude e treine o difícil, pois o fácil é fácil de fazer.

    E de fato o Kancho Hirokazu Kanazawa 10º Dan de Karate-Do Shotokan Ryu construiu sua carreira no Karate-Do com a improbabilidade com suas técnicas inesperadas e fluidez. Por isso venho trazer um apanhado de técnicas e minha forma de praticar o Karate-Do para que os amigos vejam a fluidez da arte que praticamos ainda que contrarie a alguns. O saudoso Shihan Tetsuhiko Asai também galgou muito em sua jornada no Karate-Do e foi muito criticado por isso.

   Portanto jamais alguém agradará a todos e a maior magia da prática do Karate-Do em nossas vidas é que ele nos dá a certeza de que é uma arte forjada na força de seus fundamentos que não devem ser alterados, pois são imutáveis uma vez que são seus diferenciais, mas em constante evolução através dos seus praticantes que notoriamente ao longo dos séculos tem colocado em prática vários ângulos da mesma arte marcial.

   Repito que aquele que despreza o meu trabalho por ter visto algum vídeo que não concordou comigo e com o que mostrei e com isso não viu mais nada meu por me julgar louco perde e muito a oportunidade de reflexão, pois segundo meu amigo Sensei Flávio Rocha 3º Dan pertencente também a Associação Ronin  confidenciou a mim e outros amigos de um grupo de Whats App, ele mesmo no início me achava um louco que demonstrava loucuras e disse que alguns amigos dele que também praticavam Karate-Do perguntavam se ele me conhecia, pois estava nos contatos dele do Facebook e os amigos dele diziam que eu fazia umas maluquices nos vídeos.

   Então o Sensei Flávio disse a nós no grupo de Whats app, que me agradecia muito, pois ele tendo dado continuidade nos vídeos, quero dizer, tendo visto outros vídeos e lido meus textos, percebeu a essência do que eu falava e viu que pensávamos muito parecido e com isso seus estudos também prosperaram.

   É interessante ressaltar que independente do grau que ostente na cintura, você sempre encontrará resistência quando você destoar.

   Oss!

   Sensei Allan Franklin

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário