Os 10 melhores filmes de Artes Marcias (by Sensei Allan Franklin)

Oss!


Venho trazer aqui alguns filmes os quais creio que foram os melhores filmes que já vi de artes marcais. Alguns por valores técnicos, outros morais e filosóficos e nem tanto técnicos, mas que decerto acrescentam na caminhada de todos aqueles que acreditam nas artes marciais e seu espírito. E não para aqueles que só buscam um meio de saber lutar.


1º- Kuro Obi:

Filme de produção japonesa estrelado pelo Sensei Tatsuya Naka instrutor da JKA. Tal filme mostra a eficiência e alma do Karate-Do com suas defesas e golpes fortes e acima de tudo a filosofia da arte. Dificilmente veremos produções iguais em termos de essência em filmes americanos como vi em tal produção.

2º- O mestre das armas:

Filme de produção chinesa que conta a história do famoso Sifu(mestre) na China de Kung Fu chamado Huo Yuanjia interpretado pelo famoso lutador de Kung Fu e ator Jet Li. Tal filme para mim se destaca pelo cuidado como são postos a filosofia e respeito existentes nas artes marciais e o respeito também de um mestre de Kung Fu para com um mestre de Karate-Do.

3º- Combate Mortal:

Este filme também de produção japonesa e baixos custos estrelado pelo lutador, ator e produtor dos próprios filmes Sonny Chiba, tem no Brasil tal título. Neste filme ele interpreta claramente Masutatsu Oyama o pai do Kyokushinkai e é um filme muito rico em termos de demonstrações de movimentos, execuções técnicas e espírito do Karate.

4º- Operação Dragão:

Tal filme não precisa nem de muitas explicações do porque para mim e pra tantos é um grande filme até os dias de hoje, pois foi o primeiro filme de artes marciais com parceria de produção chinesa e americana e estrelado por Bruce Lee um pioneiro no ocidente do gênero. Um campeonato de artes marciais com várias estrelas da época e um mistério na ilha a ser resolvido.

5º- O Grande Dragão Branco

Este foi mais um clássico que o cinema marcial nos trouxe, pois além de trazer um novo herói ocidental das artes marciais nos cinemas, possuía um enredo interessante pelo fato de dizer narrar a história de Frank Dux. Este teria estudado um estilo de Ninjutsu com um mestre japonês a quem chamava de Shidoshi e teria ido para um suposto campeonato clandestino em Hong Kong. Posteriormente teria fundado o Dux Ryu seu próprio sistema de Ninjutsu americano.

6º- Karate Kid:

Este filme coloco na lista não por suas cenas de luta que não era nem o foco dos produtores ser o forte deste filme, mas sim obviamente pelos aspectos filosóficos que trazia com ele, que para os jovens dos anos oitenta foi de grande valor. Sem contar que muitos foram estudar Karate em função deste filme.

7º- Karate Girl:

Este filme apesar de um enredo aparentemente tolo e com foco numa moça mais Taekwondista do que carateca, tem seu valor pelas cenas novamente do Sensei Tatsuya Naka da JKA que interpreta o Sensei da menina revoltada que se envolve com uma máfia. E o valor do filme pode ser atribuído ao foco que ele dá no valor do estudo dos katas.

8º- Lutar ou Morrer:

Este é um dos meus filmes prediletos de artes marciais. Novamente Jet Li estrela num filme que apesar de um enredo repetido como em vários outros filmes de produções chinesas e inclusive num dos filmes da carreira de Bruce Lee. esse filme trás novamente um combate entre um mestre de Kung Fu(Jet Li) contra um mestre de Karate-Do(Yasuaki Kurata) no decorrer do filme. E o resultado de tal combate resulta em respeito mutuo e muitas conversas filosóficas a respeito dessas duas artes marciais.

9º Best of the best-Operação Kickboxer:

Este filme é um dos pouquíssimos e raros filmes de Tae Kwon Do e com um enredo muito bom apesar de ser mais um filme provavelmente simples, ou seja, de baixa produção com alguns atores conhecidos. O filme tem uma boa temática e uma filosofia bonita que garante emoção no final do filme.

10º- O Lobo solitário

Este filme que teve sequência de três filmes no cinema e uma série de tv, tem como enredo um Samurai Ronin que anda pelo Japão com seu filho. Itto Ogami um ex carrasco de um Clã é traído e obrigado a vagar pelo Japão como assassino de aluguel com seu único filho Daigoro. Vale a pena conhecer tal filme que por sua vez, veio do Mangá.

Um comentário:

Unknown disse...

Grande dica de filmes! Oss!

Postar um comentário