Entrevista com o Mestre Sérgio Batarelli.


O Mestre Sérgio Batarelli é um dos grandes nomes das artes marciais no Brasil, começando sua carreira nas artes marciais aos 10 anos de idade, com a pratica do Kung Fu estilo Taisan (estilo do Leão).

Aos 18 anos foi graduado professor e inaugurou sua própria academia em 1978, no bairro da Freguesia do Ó, na cidade de São Paulo. Ensinou Kung Fu até 1986, formando vários professores durante esse período.
Fundador da Associação Brasileira de Kung Fu Taisan e da Associação Taisan de Artes Marciais, sendo o responsável pelo reconhecimento do Kung Fu como esporte no Brasil, que no início foi subordinado à Federação Paulista de Pugilismo e à Confederação Brasileira de Pugilismo e ajudou na regulamentação para a criação da Confederação Brasileira de Kung Fu.

Trabalhou pela regulamentação e reconhecimento de mais um novo esporte de luta, o Full Contact, que mais tarde passaria a ser conhecido também por Kick Boxing. Fundou a Associação Brasileira de Full Contact e divulgou a arte com a transmissão em rede nacional para todo o país.

Conquistou ainda os títulos de:
  • Campeão Brasileiro de Kung Fu Taisan.
  • Campeão Brasileiro de Boxe Amador – Peso Pesado.
  • Campeão Brasileiro de Kick Boxing – Super Pesado.
  • Campeão Sul Americano de Kick Boxing – Super Pesado.
  • Campeão Intercontinental de Kick Boxing – Super Pesado.
  • Campeão Mundial de Kick Boxing – Super Pesado.
  • Recordista Mundial de Quebra de Barras de Gelo – (14 barras de 25 kg cada).

É com imensa honra que o blog do “Programa Karate-Do” entrevista um dos maiores nomes das artes marciais, o muitas vezes campeão, Mestre Sérgio Batarelli!


Programa Karate Do -Mestre Sérgio Batarelli, perguntar sobre sua carreira e história seria um tanto tolo, pois quem não conhece sua carreira! Mas aproveitando que você é um dos nomes mais atuantes na história do Vale Tudo no Brasil, gostaríamos de lhe perguntar como viu na época a postura dos Gracies impondo a superioridade da arte marcial deles?

Mestre Sérgio Batarelli -Normal, onde eles provaram o ponto de vista deles, e tiveram sucesso.


Programa Karate Do - Em tal período de início do Vale Tudo, todos sabemos que não havia tempo de luta e quase nenhuma regra, mas haviam mínimas regras e partindo do princípio que a maioria das artes marciais foram criadas para campos de batalhas onde não haviam regras, você acredita que certas limitações de golpes e técnicas principalmente para as artes marciais em pé de origem asiáticas, tenham sido prejudiciais para elas perante o Jiu Jitsu não trazendo assim a rigor uma verdadeira avaliação de uma suposta arte melhor que a outra?

Mestre Sérgio Batarelli -Eu não gosto desse tipo de comparação, como você mesmo disse, elas foram desenvolvidas para combates de vida ou morte, com isso incluía o uso de armas, então não se pode fazer esse tipo de comparação, a eficiência do Jiu Jitsu é comprovada e incontestável, não existe como comparar artes marciais, pois isso não vai depender da arte marcial e sim do praticante, e eu nunca comparei. Eu acredito que todas se completam, e a grande prova disso é o MMA de hoje em dia.


Programa Karate Do - Mestre Batarelli, você acredita que pelo fato de na atualidade a maioria dos lutadores especialistas em sistemas de luta em pé conhecerem o Jiu Jitsu, se as lutas voltassem a ser sem regras elas seriam muito diferentes das da época do início do Vale Tudo?

Mestre Sérgio Batarelli -Sem dúvida, todos evoluíram hoje e o MMA em minha opinião já é um estilo novo de luta, pois o lutador deve saber um pouco de tudo, hoje em dia um lutador somente de Jiu Jitsu não consegue nada numa competição de MMA, é um conjunto de habilidades.


Programa Karate Do - Sabemos que muitos veteranos que fizeram a história do Karate-Do brasileiro antes de se especializarem em Karate-Do, eram faixas pretas de Judo ou Jiu Jitsu ou as vezes até mesmo dos dois. Você acredita que se esses veteranos tivessem treinado seus alunos para tal disputa no início do Vale Tudo as lutas teriam sido diferentes?

Mestre Sérgio Batarelli - Não acredito nisso, pois a época e o objetivo eram outros, não se muda a história, e isso não seria Karate-do ou outra arte marcial, já seria o inicio do MMA, ou seja, uma mistura de artes marciais.


Programa Karate Do - Agora falando um pouco da sua carreira individual fora do Vale Tudo, mas mais focada no Full Contact, poderia nos dizer dos desafios que teve nesse esporte quem teria sido o adversário mais duro?

Mestre Sérgio Batarelli - Foi mais ou menos o que aconteceu com o MMA, era uma regra nova, um novo tipo de competição para lutadores em pé, tive muitas criticas, os praticantes mais tradicionais não entendiam que isso é uma competição e não uma confrontação de artes marciais, e sim um confronto de lutadores, pois como eu disse, quem ganha desafios é o lutador e não a arte marcial. Meu adversário mais duro foi Mike Labree dos Estados Unidos.


Programa Karate Do - Você poderia falar um pouco do IVC e das diferenças entre IVC,Vale Tudo e MMA para que o público entenda claramente as diferenças mestre?

Mestre Sérgio Batarelli - O IVC e o Vale Tudo são o mesmo tipo de regra, ou seja, sem luvas, sem tempo, e tirando somente os ataques que poderiam ferir gravemente um lutador, era o mais próximo a uma luta real de vida ou morte, o MMA é um esporte como outro qualquer como o boxe ou kick boxing.


Programa Karate Do - Qual a sua visão das artes marciais hoje? Para você elas evoluíram num sentido mais profundo ou a única coisa que aconteceu foi que a maioria dos praticantes de artes marciais chegou a conclusões que alguns veteranos já tinham chegado, ou seja da importância da fusão de estilos para se serem completos?

Mestre Sérgio Batarelli - Na verdade a arte marcial continua a mesma, o que mudou e evoluiu foi o conceito de luta e de competição. O MMA é a evolução das competições de luta, a evolução dos lutadores, a evolução do esporte de combate, que é diferente da Arte Marcial, a filosofia e o conceito de arte marcial, não se encontra no MMA, isso é muito complexo de se explicar, mas o MMA tem o objetivo profissional assim como o boxe, de o lutador ganhar dinheiro e fama, o objetivo verdadeiro da arte marcial é que o praticante conheça os seus limites, que ele atinja o seu limite, e saiba se controlar quando atingir esse limite, que é diferente de um para o outro, esse é o objetivo da arte marcial, fazer com que o praticante conheça a si mesmo na totalidade e com isso o faça um homem melhor e mais sábio que ajude a sociedade e não simplesmente um atleta profissional, essa é a verdadeira essência da arte marcial, a luta competitiva é entretenimento.


Programa Karate Do - Qual a sua opinião sobre as artes marciais clássicas e as modernas?

Mestre Sérgio Batarelli - Como eu disse antes, eu acredito que não existe arte marcial clássica e moderna, no meu entendimento a arte marcial é uma só, a que busca através do treinamento físico, elevar o estado mental e espiritual do ser humano, a maior conquista é você vencer e superar a você mesmo, as modernas são simplesmente competição esportiva.


Programa Karate Do - Mestre Batarelli tem algum nome do MMA que você se identifique e aponte com características parecidas com as suas?

Mestre Sérgio Batarelli - Não me comparo a ninguém, como disse antes, cada praticante é único e importante.


Programa Karate Do - Mestre qual recado você deixa para os lutadores da atualidade?

Mestre Sérgio Batarelli - Não tentem comparar qual arte marcial é a melhor, o mais importante é ser um ser humano correto, veja grandes exemplos de grandes LUTADORES, que são péssimos exemplos de pessoa, usando drogas, sendo agressivos, passando a mensagem errada.

O importante é você atingir o seu potencial e ser feliz com isso, esse tipo de ensinamento é que faltam hoje nas academias, a luta em si, é o menos importante na arte marcial, é lógico que eu gosto da competição, sempre competi, mas eu competia para saber até onde eu poderia ir, e sempre soube quem sou como pessoa e quem era eu como atleta, são duas pessoas diferentes, e o mais importante é o homem ter uma estrutura mental para não ser sobreposto pelo atleta.

Uma árvore só é grande e antiga por causa de suas raízes, que estão escondidas, mas sem elas, não teria vida nessa árvore e ela secaria rapidamente.


Programa Karate Do - Muito obrigado pela honra da entrevista mestre, agradecemos de coração. Muito enriquece nosso trabalho com esse blog nomes como o seu, pois não é sempre que temos a oportunidade de entrevistar um campeão do seu porte.Muito obrigado Mestre!

Oss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário