Parte Kyoshi Benedito Nelson, o Mão de Ferro.

O cenário marcial  perde um de seus principais icones.

O 8º dan em Karate, Benedito Nelson Augusto dos Santos, mais conhecido como Benedito Mão de Ferro, faleceu na ultima quinta-feira 01 de agosto, aos 71 anos. Em sua longa jornada, foi o primeiro brasileiro a obter a faixa preta de Karate Shotokan. Além deste estilo, praticou o Goju-Ryu e se especializou em confeccionar e restaurar armaduras e espadas.

O apelido de Mão de Ferro veio em 1974, no Rio de Janeiro, após enfrentar um adversário mais pesado, com cerca de 30 kg a mais, e mesmo assim não se sentiu intimidado. Benedito Nelson encerrou a luta ao acertar um poderoso golpe no rosto do oponente, causando um corte profundo.

No hospital, o médico não acreditou que o ferimento tinha sido causado por um corte, mas por uma barra de ferro. Depois disso, Bendito começou a se chamado de Mão de Ferro pelos amigos.

Kyoshi Benedito partilhava de boa amizade com grandes nomes do Karate Do como Hirokazu Kanazawa, a quem teve a alegria de rever ainda com disposição para o trabalho e dedicando-se ao Karatê

O falecimento do Kyoshi comoveu a todos do cenário marcial , especialmente alguns caratecas, como o Shihan Sohaku Bastos, 9° Dan de Karate Shotokan Ryu. "O Benedito era um dos poucos colegas brasileiros, que pertencia a uma das primeiras turmas de faixas-pretas do Brasil, que ainda estava vivo. Os outros colegas, infelizmente, já faleceram: Fernando Pessoa, Lirton Monassa, Maurição, Oswaldo Duncan, Mexicano. Ainda estão vivos: Inoki, Sasaki, William e eu, naturalmente. Não sei de quem mais eu esqueci. Dentre os instrutores da época (anos 50/60) ainda vivem o Uriu, o Tanaka, porem já faleceram o Sagara, Higashino e Takeuchi, salvo melhor juízo. Gostaria de externar o meu profundo pesar pelo falecimento de meu colega, sobretudo de meu sempre amigo, Benedito Nelson. Que o meu OSS atinja os céus!"

Benedito Nelson escreveu diversos livros sobre artes marciais e também foi destaque na revista Karate.

Deixamos aqui o nosso pesar, e que Benedito seja para todos o exemplo de um verdadeiro Samurai.

OSS KYOSHI MÃO DE FERRO!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Tive a oportunidade de conhecer o Sensei Benedito e percebi o verdadeiro espirito samurai que nele habitava.

Uma perda irreparavel para as artes samurais.

Tuninho disse...

FUI ALUNO DO SANTOS(COMO CONHECIAMOS NA ACADEMIA DA PRAÇA DA BANDEIRA- RIO DE JANEIRO)) NA DÉCADA DE 60, CHEGUEI À PRETA GRAÇAS AOS SEUS ENSINAMENTOS.
ERA UMA EXCELENTE PESSOA, HOMEM MUITO CORRETO E UM AMANTE DO KARATÊ.
QUE DESCANSE EM PAZ MEU MESTRE.

ALUNO LOBÃO

Tuninho disse...

aldo ai está a noticia sobre o santos

Postar um comentário