Entrevista com o Mestre de Hapkido Rogerio da Costa.

O Programa Karate Do entrevista o Meste Rogério da Costa, 6º Dan em Hapkido e  7º Dan de Taekwondo, português, radicado na Inglaterra, Representante legal da LETERJ e CBTKD na Europa.
Programa Karate Do - Mestre Rogério da Costa poderia nos contar como as artes marciais entraram na sua vida?

Mestre Rogério da Costa - Comecei quando minha mãe me ofereceu como presente de aniversário nos meus 5 anos a ida para uma academia!


Programa Karate Do - Atualmente o senhor dá aulas somente na Europa ou aqui no Brasil também?

Mestre Rogério da Costa - Dou aulas tanto na Europa como no Brasil, assim como cursos e seminários!


Programa Karate Do - Mestre o senhor poderia nos explicar mais sobre a estrutura técnica do Hapkido, que ainda é pouco difundido na prática aqui no Rio de Janeiro?

Mestre Rogério da Costa - O Hapkido se estrutura duma base de defesa entre o desequilibrio motor esqueletico do corpo humano pelo controle das torcões das articulacões!


Programa Karate Do - Mestre Rogério Da Costa, as poucas vezes que estive com o senhor além da gentileza, humildade e simplicidade que senti no senhor para comigo, percebi uma técnica apurada quando o senhor demonstrou a mim de modo particular na recepção do Dojang do mestre de Tae Kwon Do, Antônio Silva, para mim isso demonstrou um estudo sério nas artes marciais coreanas. Cheguei a comentar com o senhor que não deve lembrar que eu havia sentido a tal diferença que algumas pessoas sentem de profissionais como o senhor que dão aulas para grupos de segurança e situações reais e não só para o lado esportivo para com os profissionais do MMA que nos dias atuais são aclamados como os melhores lutadores do mundo. Obviamente cada um tem uma opinião e claro que eles tem o valor deles. O senhor pode nos contar como vê esse cenário das artes marciais aqui no ocidente e explicar para os leitores do blog do Programa Karate-Do a diferença dos treinos marciais para os treinos esportivos voltados para o MMA?

Mestre Rogério da Costa - Bom tudo depende de quem e quem! Numa defesa pessoal ou de uma luta de competicão, onde temos de ter a noção da massa corporal de quem se nos depara pela frente! se tiver atenção os grandes mestres não entram em lutas dessas! Não porque tenham medo dos outros mas do que podem fazer aos outros. Eu pessoalmente quando ensino nas minhas academias ou nos seminários que dou sempre digo que temos de nos saber defender dos que sabem e não somente dos que nada sabem. E quando esta treinando na academia terá de treinar como se estivesse numa situação real, assim na situacao real terá de se imaginar treinando com um colega na academia.


Programa Karate Do - Aproveitando o tema MMA que é a sensação do momento para os jovens e o público leigo em artes marciais, na sua opinião mestre por que o Tae Kwon Do e o Hapkido pouco aparecem no MMA? Assim também foi com o Karate Do,  que só reapareceu diante da mídia e o grande público nas mãos dos irmãos Lyoto Machida e Chinzo Machida. O senhor acredita que o MMA vá se livrar do aspecto limitado das lutas com metodologias técnicas boxeadas e introduzir mais os sistemas asiáticos em tal formato e sendo assim pode vir a surgir nomes do Tae Kwon Do e Hapkido?

Mestre Rogério da Costa -  Como eu falei na resposta acima, normalmente não entramos nessas lutas pois por exemplo em relacão a mim mesmo que sou um dos pioneiros das artes modernas em Portugal desde a epoca de 1974, não vejo relação entre o que se passa dentro de um ringue e a vida real.
Por exemplo tem muita gente que fala o seguinte ( Desde que foi inventada a pólvora que as artes marciais nao fazem nada) na hora pergunto para a pessoa onde e que ela tem a arma? Nao tem!... e as artes marciais tem tanto tempo como a pólvora e ambas foram desenvolvidas na Asia! Entretanto um homem que utiliza a arma pode não saber nada de artes marciais, mas aquele que sabe artes marciais pode ter também uma arma. Se a policia aparecer de repente! Ele poderá ter a arma apreendida! Enquanto o artista marcial nem depois de morto lhe conseguem facar com a sua saboderia!


Programa Karate Do - Mestre Rogério como foi a criação do Shitai-Do?

Mestre Rogério da Costa - A criacao do Shitai Do veio pela nessecidade de termos uma arte marcial de acordo com as limitações físicas e mentais de cada corpo, ou a maneira de estar e pensar na vida!...


Programa Karate Do - O mestre Antonio Silva - 6°Dan de Tae Kwon-Do é o responsável  pela Federação brasileira de Shitai-Do e o mais graduado no país  nesse novo sistema marcial no Brasil?

Mestre Rogério da Costa - Sim ele veio dar um apoio a projeção do Shitai Do no Brasil onde desde já lhe agradeço!


Programa Karate Do - Mestre o senhor já teve a oportunidade de treinar ou se graduar  na Corea em alguma das duas artes marciais coreanas que o senhor estudou ou seja, o Tae Kwon Do ou no Hapkido?

Mestre Rogério da Costa - Sim claro e é de uma experiencia espetacular, recomendo a quem possa fazer o mesmo.


Programa Karate Do - Sabemos que a preparação física de um lutador vai além da musculação, boa alimentação e condicionamento físico pois, há muito tecnicamente falando de conceitos asiáticos como respiração correta, meditação, mente limpa etc.Nos dias de hoje é vendida mais a imagem da parte física e isso faz com que jovens entendam as artes marciais com um certo glamour, apenas visando também a beleza estética e sendo assim fazem dos seus corpos verdadeiras fortalezas e esquecem da riqueza que há nos detalhes da metodologia asiática sejam elas chinesas, japonesas ou coreanas. O que o senhor pode nos falar a respeito da não necessidade de se ter um corpo exageradamente musculoso para ter eficiência técnica numa arte marcial?

Mestre Rogério da Costa - Um dos problemas da atualidade é por vezes sermos jovens demais sem experiência e por outro lado muitos profissionais se aproveitando dessa mesmo inesperiência da juventude para ganhar dinheiro. Muita gente acha que o mundo acaba amanhã e então querem fazer em pouco tempo coisas que o corpo humano podera sim aguentar mas por pouco tempo!


Programa Karate Do - Mestre Rogério Da Costa o senhor que tem a oportunidade de lidar com as artes marciais na Europa, aqui no Brasil e em outros lugares do mundo, poderia nos dizer se há alguma diferença em termos de mentalidade sobre as artes marciais do povo brasileiro para o povo europeu e dos lugares que o senhor teve a oportunidade de dar aulas e conhecer?

Mestre Rogério da Costa - Bom primeiro temos de ver que todos os povos tem a sua historia pessoal em relacao ao passado e presente, Cultura, politica etc...
Pelos paises que passei todos tem um pensamento diferente e maneira de verem as artes marciais. Claro que o que mais me impressionou foi na realidade a Korea do Sul, pela maneira como lidam uns com os outros, parece que os Dans somem e todos são uma água cristalina onde cada gota apenas juntas com as outras se transformam no seu lindo e cristalino rio!


Programa Karate Do - Mestre o senhor sendo português poderia nos falar da paixão do povo português pelas artes marciais?

Mestre Rogério da Costa - O Povo portugues ama na realidade as artes marciais apesar de se deparar com o inimigo público número 1!  Leis, Politica e limitações.
Mas portugal e um guerreiro por exelencia na sua história! quem puder procurar na internet sobre VIRIATO por exemplo.


Programa Karate Do - Mestre sabemos que o Hapkido vem do Aikijujutsu de Sokaku Takeda que foi mestre também de Morihei Ueshiba, pai do Aikido, com técnicas coreanas. Escutei falar que existem diferentes estilos de Hapkido isso seria verdade? Quais seriam as diferenças técnicas entre eles?

Mestre Rogério da Costa - Bom na realidade você bebe agua ou come algo para sobreviver! Agora resta saber como e que voce leva essa mesma água e o alimento a sua boca! perante o lugar em que você possa estar! Assim sao as artes marciais, a sua mecânica esquelética e múscular tem um limite de movimento no espaço que lhe e dado, compete a voce lhe dar o movimento certo.


Programa Karate Do - O senhor poderia explicar para o blog do programa se há alguma diferença técnica ou apenas política entre os dois estilos de Tae Kwon Do  mais difundidos o da ITF Chang Moo Kwan para o da WTF Kukiwon?

Mestre Rogério da Costa - Sim existem diferenças no Taekwondo Tradicional a começar pela beleza das Hiongs onde todos nos com mais de 30 anos começamos e a que foi originado pelas Poomses actuais com o intuito dos regulamentos olimpicos e segundo muitos modernização do Taekwondo.


Programa Karate Do - Mestre Rogério Da Costa o blog do Programa Karate Do agradece de coração o carinho e consideração conosco e está de portas abertas sempre para o senhor. Sucesso no seu trabalho, vida pessoal e familiar.

Abraço.Oss!

Mestre Rogério da Costa -  Eu que agradeco e peço desculpa pela demora visto aqui na Europa ser tudo corrido demais!

Um comentário:

Gilmar Leonardo Tito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário